Para economista, reabertura da economia justifica otimismo de comerciantes
Em entrevista à CNN, especialista falou sobre expectativa da Confederação Nacional do Comércio para as vendas do Dia das Crianças
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontou que este Dia das Crianças deve ser o melhor dos últimos cinco anos, movimentando mais de R$ 7 bilhões. Puxada pela expectativa de consumo de eletroeletrônicos e brinquedos, a projeção animou comerciantes, que viram uma queda de 3% nas vendas em agosto.
Economista da Confederação Nacional do Comércio, Fabio Bentes disse que o momento de reabertura da economia brasileira explica a boa projeção. “O que dá lastro para o otimismo em relação a essa data que é muito importante para o comércio é a perspectiva muito remota de haver alguma reversão nesse processo de reabertura da economia e de circulação dos consumidores”, afirmou.
Bentes afirma, no entanto, que a inflação ditará as vendas tanto no Dia das Crianças como no Natal e Ano Novo. “Essa data poderia ser melhor para o consumidor se não estivéssemos passando por um período de aceleração da inflação e de juros em alta.”
Para o economista, quando comparada com os números do comércio pré-pandemia, a movimentação no segundo semestre deste ano “é um indício de que a economia brasileira voltou a crescer em um ritmo lento”.
“Em relação a 2019, a nossa expectativa é que o Dia das Crianças gere uma movimentação financeira cerca de 1% maior. Esse crescimento já nos coloca naquele ritmo fraco de crescimento da economia que a gente observava antes mesmo da pandemia começar. Quando comparado com 2020, aí todos os números são positivos, foi um ano muito atípico”, afirmou Fabio Bentes.
*(supervisionado por Elis Franco)