Para Bill Gates, bitcoin é muito volátil e perigoso para o meio ambiente
"O que eu acho é que as pessoas compram essas manias e não têm o mesmo dinheiro de Musk para gastar, então, eu não sou um entusiasta do bitcoin", disse Gates
O bitcoin é tema de discordância entre os homens mais ricos do mundo. Enquanto o segundo colocado do ranking de riqueza da Bloomberg, Elon Musk, é um grande defensor das criptomoedas, Bill Gates, que aparece na terceira colocação, é contra.
Em entrevista à Bloomberg TV, Gates afirmou que não gosta do bitcoin em parte por razões ambientais e também pelo fato de que investidores pequenos podem perder muito dinheiro por causa da volatilidade da moeda.
“O Elon Musk tem muito dinheiro e é muito sofisticado, então, eu não me preocupo se a quantia de bitcoins dele vai cair ou subir rapidamente”, disse. “O que eu acho é que as pessoas compram essas manias e não têm o mesmo dinheiro de Musk para gastar; então, eu não sou um entusiasta do bitcoin, e meu pensamento é que, se você tem menos dinheiro que Elon, você precisa tomar cuidado”, completou.
Em relação às questões ambientais, Gates afirma que a produção de um bitcoin requer uma grande quantidade de energia. O fundador da Microsoft também não concorda com a forma anônima das transações de bitcoins.
“A Fundação Gates faz muito em termos de moeda digital, mas nessas coisas você pode ver quem está fazendo a transação”, completou. “Dinheiro digital é uma coisa boa, é uma abordagem diferente.”
Nesta terça-feira (23), o bitcoin sofreu uma queda de 13% e é negociado por cerca de US$ 46.817, depois de um recorde de US$ 58.354 no último domingo (21). O cuidado de Gates, portanto, não é pouco.