Pandemia causou queda acentuada de investimentos na zona do euro, diz BCE
Este cenário, contudo, foi revertido com a adoção de uma política monetária e fiscal severa que evitou uma crise ainda maior e está próximo de seu nível pré-pandemia
A pandemia de Covid-19 causou uma queda acentuada de investimentos na zona do euro que foi seguida por uma recuperação importante. Esta é a análise de um relatório do Banco Central Europeu (BCE) divulgado nesta quarta-feira (3).
Os riscos para as perspectivas de investimento aumentaram com a guerra da Rússia na Ucrânia. Entretanto, a pandemia acelerou o processo de transformação estrutural em curso na economia na zona do euro, com destaque aos benefícios do investimento digital e verde, diz o estudo.
De acordo com o trabalho, os negócios na região despencaram com o surto, causando problemas no capital de giro das empresas e atraso no planejamento estratégico a partir do primeiro semestre de 2020.
Este cenário, contudo, foi revertido com a adoção de uma política monetária e fiscal severa que evitou uma crise ainda maior e está próximo de seu nível pré-pandemia.
Ainda de acordo com a nota do BCE, os investimentos no continente europeu enfrentaram vários obstáculos relacionados a gargalos de fornecimento, custos crescentes de energia e grande incerteza no futuro.