Orçamento 2024: receitas estão superestimadas? Felipe Salto comenta
Economista defende que a Receita Federal abra sua "caixa preta" para que o mercado entenda as contas do governo
O governo federal precisa mostrar os cálculos que está fazendo, a partir de dados da Receita Federal, para que o mercado e analistas consigam entender se as estimativas feitas para o orçamento de 2024 estão muito altas, avalia o economista Felipe Salto. A declaração foi dada em entrevista à CNN na noite de terça-feira (29).
“A gente sabe que são os técnicos da Receita que fazem as contas, mas a gente gostaria de ver as premissas. Se você põe um crescimento econômico um pouco maior, se considera uma elasticidade do PIB [Produto Interno Bruto]… O diabo mora nos detalhes”, afirmou.
Salto considera positivo que o governo tenha apresentado intenção de fazer controle fiscal, mas defende que, como será feito a partir do aumento da receita e não da redução de gastos, como proposto no novo marco fiscal, é necessário “abrir a caixa preta da Receita Federal”.
A Receita Federal, está na hora de começar a abrir a caixa preta, porque você começa a ter números saindo da boca do ministro, de secretários, mas cadê os dados? Onde estão essas contas? Quando são medidas do lado da despesa, o Tesouro apresenta tudo, nós conseguimos fazer esse escrutínio. Na Receita, é sempre uma complicação
Felipe Salto
“Já que se escolheu este caminho [do controle fiscal a partir do aumento da receita] é preciso mostrar esses números. As contas que a gente tenta fazer para emular ou comparar com as que o governo divulga mostram que há um certo otimismo. Esses números estão, de certo modo, inflados”, completou.
O governo precisa entregar a sua previsão de orçamento para o ano que vem ainda esta semana.
Veja também – Waack: O mundo na cabeça de Lula está na ponta da língua