Onda de frio faz ocupação na região serrana do Rio chegar a 80% no final de semana
Na capital fluminense, quiosques apostam em vinhos e cobertores para clientes
As baixas temperaturas no Rio de Janeiro anteciparam a alta temporada de inverno nos hotéis da região serrana do estado. Segundo a Associação dos Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH), a ocupação nos hotéis e pousadas pode chegar a 80% neste fim de semana.
Cidades como Petrópolis, que foi fortemente prejudicada com as chuvas no início do ano, esperam até 90% dos quartos reservados nos finais de semana mais frios.
“No inverno, as pessoas vêm para a serra para curtir o friozinho. Já começou a ter procura, mesmo com a temporada começando, de forma mais forte, só em junho e julho” destacou o presidente do Sindicato de Meios de Hospedagem e Restaurantes (SindiPetrópolis), Germano Valente.
Em outros locais, como Nova Friburgo, Itaipava e Teresópolis, a ocupação pode ficar entre 50% e 65% no final de semana.
“Foi uma ótima surpresa está onda de frio. Propicia um aquecimento da economia serrana. Terminou o período de chuvas intensas e isso traz maior acessibilidade ao turismo. Todo setor gastronômico e hoteleiro confia em uma retomada mais forte a partir de junho”, afirmou Bruno Rosa, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação da Região Serrana.
Segundo o Climatempo, as cidades devem registrar temperaturas mínimas perto de 7°C. Há pouca probabilidade de chuva. Durante a semana, houve registro de temperaturas baixíssimas nessas cidades: 1,8°C em Petrópolis, 2,6°C em Nova Friburgo e 6,5°C em Teresópolis.
Mas para quem vai ficar pela capital fluminense, também há formas de aproveitar as baixas temperaturas. Alguns quiosques da orla estão substituindo a água de coco por vinho. Além disso, os estabelecimentos têm disponibilizado cobertores para aquecer os clientes.