Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nomes de diretores do BC serão encaminhados ao Senado após viagem à China, diz Haddad

    Ministro afirmou que nomes estão definidos e devem ser sabatinados pelos senadores

    Samantha Kleinda CNN , em Brasília

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira (5) que os nomes escolhidos pela equipe econômica e aceitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir duas importantes diretorias do Banco Central serão enviados ao Senado após a missão presidencial à China, reagendada para a próxima terça-feira (11).

    “Ele [o presidente Lula] deu as diretrizes para resolver depois da China e encaminhar os nomes para o Senado”, disse Haddad ao chegar ao Ministério da Fazenda nesta manhã.

    Os mandatos do diretor de Política Monetária, Bruno Serra Fernandes, e Paulo Souza, diretor de Fiscalização, terminaram no final de fevereiro. Após recebidas as indicações, caberá à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizar a sabatina dos indicados para os cargos. Se aprovados, os nomes ainda precisam ser aprovados pelo plenário.

    Conforme apurado pelos analistas da CNN Basília Rodrigues e Daniel Rittner, Lula concordou com as sugestões feitas pelo ministro da Fazenda sobre os nomes de um executivo do mercado financeiro e um funcionário de carreira do Banco Central para as duas vagas abertas na diretoria da autoridade monetária.

    Ele deve indicar Rodolfo Fróes para a diretoria de política monetária e Rodrigo Monteiro para a diretoria de fiscalização da autoridade financeira.

    Graduado em Administração pela PUC Rio, Fróes tem longa experiência no mercado, incluindo passagens pelo Bank of America e pela Ritchie Capital Management.

    Também chegou a compor o conselho de administração do Banco Fator junto com o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, que presidia o colegiado.

    Tópicos