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    Nestlé diz que preços dos alimentos devem subir ainda mais este ano

    Maior grupo de alimentos do mundo avalia que os custos de matérias-primas como energia, laticínios e grãos continuam altos, embora tenham recuado de seus picos

    Hanna Ziadydo CNN Business

    A Nestlé, maior grupo de alimentos do mundo, disse que o preço dos itens básicos aumentará ainda mais este ano, somando-se a uma série de alertas de gigantes do consumo de mais dor para as famílias sobrecarregadas.

    A fabricante do Nescafé e das barras de chocolate KitKat aumentou os preços em 8,2% em 2022, mas disse que isso não foi suficiente para compensar o aumento de seus próprios custos, que prejudicou seus lucros.

    “Ainda estamos em uma situação em que estamos consertando nossa margem bruta e, como todos os consumidores ao redor do mundo, fomos atingidos pela inflação e agora estamos tentando reparar o estrago que foi feito”, CEO da Nestlé Mark Schneider disse em uma ligação com repórteres nesta quinta-feira (16).

    Os aumentos de preços serão “muito direcionados” e implementados apenas onde “a inflação de custo de insumos justificar isso”, acrescentou Schneider, embora ele tenha se recusado a dizer quais das 2.000 marcas da empresa, que abrangem alimentos congelados, confeitos e fórmulas infantis, seriam afetadas.

    Unilever, Coca-Cola, cervejaria Heineken, Colgate – Palmolive e Procter & Gamble, que fabrica fraldas Pampers e xampu Pantene, sinalizaram novos aumentos nos preços de seus bens este ano, à medida que lidam com custos elevados de commodities, energia e mão de obra.

    Os custos de matérias-primas como energia, laticínios e grãos continuam altos, embora tenham recuado de seus picos. Os custos de mão de obra e logística também subiram. Isso significa que os preços dos produtos nas lojas provavelmente não cairão tão cedo.

    “Provavelmente já passamos do pico da inflação, mas ainda não estamos no pico dos preços”, disse o diretor financeiro da Unilever, Graeme Pitkethly, a jornalistas em uma teleconferência na semana passada.

    Alimentos, incluindo sorvetes, terão aumentos significativos de preços em 2023, disse o CEO Alan Jope na mesma teleconferência.

    A Unilever, com sede no Reino Unido, que fabrica maionese Hellman’s, cubos de caldo Knorr e sorvete Ben & Jerry’s, aumentou os preços em 13,3% nos últimos três meses de 2022, seu oitavo trimestre consecutivo de aumentos de preços.

    Equilíbrio delicado

    As empresas de bens de consumo têm um equilíbrio difícil de encontrar. Enquanto os custos crescentes estão comprimindo suas margens de lucro, aumentar os preços de forma muito agressiva corre o risco de afastar os compradores.

    A Unilever disse que os aumentos de preços causaram uma queda de 2,1% nos volumes de vendas em 2022. Da mesma forma, a Nestlé relatou uma queda nos volumes de vendas no segundo semestre do ano passado e disse que foi parcialmente impulsionada pelos preços.

    A Heineken, por sua vez, disse que espera vender menos cerveja na Europa este ano por causa dos aumentos “intensos” de preços relacionados aos custos de energia.

    Enquanto os compradores tentam manter as contas do supermercado baixas, as próprias marcas dos varejistas podem ser as vencedoras. O Walmart, por exemplo, registrou um forte crescimento em suas vendas de marca própria, e essa tendência está se estendendo aos varejistas na Europa.

    Jope disse que a Unilever “observou recentemente ganhos de participação de marca própria na Europa na maioria das categorias, à medida que a situação econômica pesa sobre os compradores”.

    Além de levar os compradores a produtos de marca própria, os aumentos acentuados de preços levaram a algumas negociações tensas entre empresas de bens de consumo e seus clientes varejistas.

    Jope disse que a Unilever teve conversas “robustas” com varejistas, que “exigem evidências dos custos que enfrentamos antes de tolerar aumentos”.

    Nesta quinta-feira, Schneider, da Nestlé, não entrou em detalhes sobre as negociações da empresa com os varejistas, mas reconheceu que “estão ocorrendo intensas negociações”.

    “Todos têm o mesmo objetivo, que é proteger o consumidor da inflação excessiva”, disse.

    Como resultado de disputas sobre preços no ano passado, alguns produtos de marca foram retirados das prateleiras por curtos períodos.

    Durante as negociações de preços no verão passado, a Kraft Heinz parou de fornecer alguns produtos, incluindo ketchup de tomate e feijões cozidos, para o maior varejista de supermercados do Reino Unido, Tesco.

    Na época, a Tesco descreveu os aumentos de preços da empresa como “injustificáveis”. Uma vez que os produtos foram restaurados, os preços permaneceram inalterados nas linhas mais populares da Heinz.

    A Tesco também “desentendeu-se com outros fornecedores” por causa dos aumentos de preços, disse recentemente seu presidente, John Allen, à BBC.Executivos de supermercados podem ver essas brigas como parte de sua descrição de trabalho.

    Na terça-feira, Alexandre Bompard, CEO da maior varejista de alimentos da França, Carrefour, disse que seu papel era negociar com os fornecedores e “garantir que limitamos o aumento o máximo possível para proteger o poder de compra do cliente”.

    Bompard acrescentou que a empresa “aumentaria significativamente” a participação de suas marcas próprias para atingir 40% das vendas nos próximos três anos.

    “Trading down”, onde os compradores compram versões mais baratas do mesmo produto, acelerou durante 2022 em todos os mercados do Carrefour, que incluem Espanha, Itália, Brasil, Argentina e Taiwan, observou ele.

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