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    Navio de Jeff Bezos, batizado em homenagem à mãe, vai deixar de capturar foguetes

    Jacklyn, anunciado há um ano, foi projetado para pegar foguetes depois que retornassem do espaço

    Jackie Wattlesdo CNN Business , em Nova York

    Jeff Bezos — o bilionário fundador da Amazon e da empresa de foguetes Blue Origin — fez um grande anúncio público há um ano de que comprou um navio para capturar foguetes Blue Origin depois que eles retornassem do espaço, e ele nomeou a embarcação em homenagem à mãe.

    Mas agora a empresa diz que está acabando com esse plano, buscando uma alternativa mais “econômica”, disse a porta-voz da Blue Origin, Linda Mills.

    Não está claro o que acontecerá com o Jacklyn, como é chamado o navio, que Bezos dedicou à mãe em uma pequena cerimônia em Pensacola, Flórida, em dezembro de 2020. A Blue Origin ainda pode usar o navio para outro propósito ou abandonar o projeto por completo.

    Mills disse que a empresa “ainda está avaliando opções”.

    Uma alternativa seria optar por transformá-lo em uma plataforma ou barcaça marítima autônoma, muito parecida com os drones que a SpaceX usa para pegar seus foguetes após o voo.

    A Blue Origin queria navegar o Jacklyn no Oceano Atlântico para pegar seus propulsores de foguetes New Glenn.

    Quando o grande propulsor de primeiro estágio — o que dá o impulso inicial na decolagem — gasta a maior parte de seu combustível, ele é projetado para se desprender do estágio superior do foguete e fazer um pouso controlado na Terra, assim como a SpaceX já faz com os foguetes Falcon 9.

    O site da Blue Origin ainda faz referência ao pouso de seus foguetes em um navio, em vez de uma barcaça, divulgando que permite que o propulsor pouse em condições turbulentas do oceano.

    Teoricamente, um navio enorme poderia permanecer estável em águas agitadas, permitindo que a Blue Origin realizasse suas operações de recuperação de propulsores em todos os tipos de clima.

    Mas esse plano exigiria que o Jacklyn, um antigo navio de carga construído em 2004, passasse por uma extensa reforma — incluindo a instalação de uma plataforma maciça para o foguete atingir. A Mills se recusou a dizer quanto as reformas teriam custado.

    Aterrissar propulsores de foguetes em vez de descartá-los no oceano, como outras empresas de foguetes fazem há décadas, está no centro dos planos da SpaceX e da Blue Origin para reduzir o custo de um lançamento e garantir a lucratividade.

    O foguete New Glenn da Blue Origin está planejado para ser o primeiro dos foguetes da empresa que será capaz de atingir a órbita, uma jornada que requer velocidades de até 17.000 milhas por hora.

    A SpaceX envia foguetes para órbita desde 2008.

    Até agora, a Blue Origin realizou apenas voos de seu foguete suborbital New Shepard, muito menor.

    Esse foguete foi usado para transportar clientes pagantes — e no verão passado, o próprio Bezos — em breves e supersônicos passeios de alegria que chegam à borda do que é tecnicamente considerado espaço.

    New Glenn não deve transportar humanos, pelo menos no início, mas transportará satélites e outras cargas para a órbita.

    Embora já esteja alguns anos atrasado em relação ao cronograma original, a Blue Origin espera lançar o primeiro New Glenn em órbita até o final de 2022.

    Apesar de nunca ter voado, o New Glenn já conseguiu vários contratos comerciais de lançamento de satélites, e a NASA selecionou o foguete como aquele capaz de competir por missões que lançariam satélites planetários, de observação da Terra, de exploração e científicos.

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