“Não se trata de idioma, mas se posso gerir a agência”, diz presidente da Apex à CNN
Jorge Viana chegou a ser afastado do cargo à frente da agência de promoção do Brasil no exterior pela suspeita de que não falaria em inglês
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que chegou a ser afastado do cargo pela suspeita de que não falaria em inglês, disse à CNN que “se comunica em inglês e espanhol”, mas afirmou, também, que conta com a especialização das equipes técnicas e que o idioma não é barreira para desempenhar a sua função como chefe da agência.
A Apex é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e tem o objetivo de promover as empresas e os produtos brasileiros no exterior.
“Não se trata de idioma, se trata de como eu posso ou não gerir uma agência como a Apex”, disse.
“Eu sou o líder da agência, não o finalista. Para isso, temos pessoas muito qualificadas. Eu participei, nesses cinco meses de missões internacionais, ajudando em encontros empresariais na China, em Madrid, em Lisboa, Buenos Aires, e em nenhuma houve problema de idioma. Nós, aliás, somos obrigados a fazer os encontros em português, porque tem dinheiro público envolvido, e é uma representação do Brasil no exterior”.
Na quinta-feira (25), a Justiça acolheu pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e suspendeu decisão anterior que havia afastado Jorge Viana do cargo de presidente da Apex.
Na segunda-feira (22), a Justiça anulou a posse de Viana no cargo, atendendo pedido movido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que acusava o político filiado ao PT de ter alterado o estatuto da agência para que a fluência na língua inglesa não fosse mais exigida para exercer a presidência.