Morre bilionário japonês responsável pela expansão das lojas de conveniência 7-Eleven
Segundo nota, Masatoshi Ito morreu aos 98 anos de velhice; ele foi um dos maiores empreendedores de varejo da Ásia
Masatoshi Ito, o bilionário japonês que transformou as lojas de conveniência 7-Eleven em um império global, morreu aos 98 anos, fechando o capítulo sobre um dos mais célebres empreendedores de varejo da Ásia.
A Seven & I Holdings, operadora do 7-Eleven, confirmou a morte em um comunicado, acrescentando que Ito morreu em 10 de março.
“Gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão por sua gentileza e amizade durante sua vida e respeitosamente informá-lo sobre sua morte”, disse a empresa.
Ito transformou o varejo cotidiano no Japão, transformando uma empresa nascida nos Estados Unidos em uma marca internacional, especialmente na Ásia, onde as lojas 7-Eleven raramente ficam a mais do que alguns minutos a pé em muitas cidades.
A Seven & I Holdings agora opera mais de 83.000 lojas em todo o mundo, incluindo lojas 7-Eleven em 19 regiões e países, bem como a cadeia de lojas de conveniência Speedway nos EUA.
Os principais concorrentes incluem as franquias de lojas de conveniência japonesas Lawson e Family Mart, mas nenhuma delas atingiu o tamanho ou o alcance global do império 7-Eleven.
A perspicácia comercial de Ito foi influenciada por sua amizade com o falecido consultor de administração Peter Drucker, que o descreveu como “um dos maiores empreendedores e construtores de negócios do mundo”.
Em uma entrevista de 1988 para o The Journal of Japanese Trade and Industry, Ito disse que viajou para os Estados Unidos em 1960 e “experienciou uma espécie de choque cultural ao ver como todos pareciam ricos” em uma época em que o Japão estava se recuperando das consequências da Segunda Guerra Mundial.
“Tornei-me particularmente consciente do tamanho da sociedade de consumo da América e das técnicas de distribuição que tornaram tudo isso possível”, disse.
“Então me ocorreu que as pessoas em culturas diferentes ainda têm basicamente os mesmos desejos, assumindo que estão no mesmo nível de desenvolvimento, e pensei que o sistema de distribuição do Japão se tornaria mais parecido com o da América à medida que a sociedade de consumo japonesa crescesse.”
A ascensão do 7-Eleven
A rede de lojas de conveniência tem sua origem em 1927, quando várias empresas de sorveterias se fundiram para formar a Southland Ice Company em Dallas, Texas.
Para refletir o horário estendido de operação, as lojas foram renomeadas em 1946 como 7-Eleven: abertas das 7h às 23h.
Mas como o 7-Eleven se tornou sinônimo da cultura da loja de conveniência japonesa como a conhecemos hoje?
Ito é o empresário do pós-guerra creditado por torná-la uma marca global que vende de tudo, de iogurte a refeições prontas e remédios, por meio de uma série de aquisições e expansões entre os anos 1970 e 1990.
De acordo com a emissora estatal NHK, Ito começou em 1958, quando se tornou presidente de uma pequena loja de roupas em Tóquio administrada por sua família.
Mais tarde, ele começou a vender comida e outras necessidades diárias. Ele renomeou a empresa como Ito Yokado e começou a administrar o negócio como um supermercado americano.
Mais tarde, Ito Yokado fechou um acordo com o proprietário do 7-Eleven, a Southland Corporation, e abriu o primeiro 7-Eleven do Japão em Tóquio em 1974.
Sua empresa então adquiriu o controle acionário da Southland em março de 1991. Um ano depois, Ito renunciou ao cargo de presidente da Ito Yokado “para assumir a responsabilidade por supostos pagamentos a criminosos por funcionários da empresa”, segundo a NHK.
Ito Yokado foi renomeado para Seven & I Holdings em 2005, e Ito permaneceu como seu presidente honorário até sua morte.
Olhando para o sucesso do 7-Eleven, Ito foi citado como tendo dito na entrevista de 1988: “Frequentemente me perguntam se tive sucesso por causa do trabalho duro ou porque tive apenas sorte. A resposta é um pouco de ambos.”