Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre Armando Guedes Coelho, ex-presidente da Petrobras no governo Sarney

    Coelho também foi presidente do Conselho Empresarial de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que divulgou nota de pesar

    Da CNN , em São Paulo

    O empresário Armando Guedes Coelho, ex-presidente da Petrobras no governo do presidente José Sarney, morreu no Rio de Janeiro. Coelho também foi presidente do Conselho Empresarial de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que divulgou nota de pesar.

    Em 1985, Coelho presidiu a Petrobras Comercio Internacional S.A (Interbras) e, no ano seguinte, a Petrobras Distribuidora (BR). Em 1987, no governo Sarney, assumiu a presidência da Petrobras, sendo o primeiro funcionário de carreira a ocupar o posto. Nesta oportunidade, defendeu o Programa do Álcool.

    Após pedir demissão da Petrobras, iniciou carreira na iniciativa privada, presidindo a Fábrica Carioca de Catalisadores, e posteriormente assumiu a direção da divisão de petroquímica da Companhia Suzano de Papel e Celulose.

    Na Firjan, por anos, presidiu o Conselho Empresarial de Energia da Firjan. Também foi presidente do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da federação. Coelho também foi eleito Conselheiro Emérito da federação. Em 2012, recebeu a medalha de Mérito Industrial da Firjan.

    “Armando prestou inestimáveis serviços a esse país. Era um negociador de habilidade e criatividade admiráveis. Se o Brasil evitou um racionamento de combustível na década de 70 deve muito a ele e sua atuação como funcionário de carreira da Petrobras. Sacrificou sua vida pessoal cruzando o mundo em aviões para não deixar o país parar”, lembrou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, em nota.

    (Publicado por Lucas Rocha, com informações de Letícia Cassiano)

    Tópicos