Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mistura de biodiesel no diesel sobe para 14% a partir desta sexta-feira (1º)

    Medida deve contribuir para descarbonização do setor de transporte rodoviário

    Governo espera novo aumento em 2025
    Governo espera novo aumento em 2025 12/10/2018 - REUTERS/Eric Gaillard/Arquivo

    João Nakamurada CNN* São Paulo

    Começa a valer nesta sexta-feira (1º) a nova mistura de biodiesel no diesel vendido em postos de gasolina.

    O percentual passa dos atuais 12% para 14% de biocombustível na mistura. Em dezembro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o adiantamento do cronograma de incremento da proporção.

    A decisão define que em 1º de março de 2025 a porcentagem suba novamente para 15%.

    A medida é importante e contribui para a descarbonização do setor de transporte de cargas rodoviário do país, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

    “Com isso, fortalecemos não só o nosso agronegócio, mas a agricultura familiar, combatendo as desigualdades e respeitando as vocações regionais”, afirma Silveira.

    “Prova disso é o decreto de reformulação do Selo Biocombustível Social, que editamos recentemente, fazendo com que toda a cadeia produtiva se desenvolva, desde o pequeno cooperado que tem a sua plantação até a grande usina produtora de biodiesel.”

    O governo estima que 14 mil empregos serão gerados em 2024 com a medida. Já em relação à demanda de matéria-prima, a estimativa é de crescimento para 6 milhões de toneladas de soja até 2025.

    O ministério ainda destaca que a medida vai garantir segurança energética ao país, reduzindo a necessidade de importação de 2 bilhões de litros de diesel e, com isso, o gasto de R$ 7,2 bilhões.

    O mercado de diesel B – como é chamado o combustível misturado – tem tendência de se manter aquecido no ano, e de acordo com a consultoria StoneX, deve atingir recordes esse ano.

    “Tal situação ocorre em meio às perspectivas mais positivas sobre as atividades econômicas brasileiras que, mesmo com uma desaceleração, devem seguir em crescimento”, afirmou um relatório de 2023 da empresa.

    A demanda por diesel B (misturado com biodiesel) deverá aumentar 2,13% em 2024 ante 2023, para 66,5 bilhões de litros, segundo a StoneX.

    *Sob supervisão de Ligia Tuon