Ministro chama empresários espanhóis para investirem no túnel Santos-Guarujá, que já tem interessados
Projeto ainda passará por audiência pública, mas já há interessados em participar do processo licitatório — nacionais e internacionais, inclusive espanhóis
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, chamou investidores espanhóis para participarem do processo licitatório do túnel Santos-Guarujá, em evento com o governo e empresários do país nesta quinta-feira (7). A jornalistas ainda confirmou que o projeto já tem interessados.
“Estamos fazendo, a partir do ministério de Portos e Aeroportos, a maior obra do Novo PAC, com investimento de US$ 1,2 bilhão. E é muito importante que os investidores espanhóis participem dessa licitação, que é um marco histórico para São Paulo e para o Brasil”, disse aos participantes do evento.
Na sequência, em fala à imprensa, Silvio Costa Filho destacou que as audiências públicas para o empreendimento começam no próximo dia 13, a fim de fechar o projeto. O ministro confirmou, todavia, que investidores nacionais e internacionais, inclusive espanhóis, já manifestam interesses em participar da obra.
Costa Filho ainda comentou encontro do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, com o presidente Lula e ministros, em Brasília, na quarta-feira (6). Segundo o ministro, a reunião resultou em alinhamento para colaboração em agendas de petróleo e gás, turismo e portuária.
Na avaliação do ministro, a visita de Sánchez fortalece o interesse dos investidores espanhóis no Brasil. À comitiva espanhola, Costa Filho ainda destacou o crescimento econômico brasileiro em 2023, a queda da inflação e da taxa de juros, além da “estabilidade institucional”.
Túnel Santos-Guarujá
Com investimento de R$ 5,8 bilhões, o túnel vai ligar Santos ao Guarujá e será o primeiro túnel imerso da América Latina. A obra vai se estender por 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará imerso sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros.
A expectativa é de que o túnel impacte 5 milhões de pessoas — 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista e 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Diariamente 80 mil pessoas cruzam o canal e a espera nas filas para cruzá-lo pode levar horas. Estima-se que, com o túnel, as travessias vão demorar menos de dois minutos.
A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o Porto de Santos para realizar operações. Considerado o maior do hemisfério Sul, o porto é responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil.