Minério de ferro se recupera, mas temores de recessão persistem
Ainda persistem no mercado as preocupações com uma recessão global e novas restrições da Covid-19 na China
Os contratos futuros de minério de ferro na Bolsa de Dalian se recuperaram de uma venda (sell-off) na sessão anterior, subindo 5% nesta quinta-feira (7) com a queda do dólar.
Porém, ainda persistem no mercado as preocupações com uma recessão global e novas restrições da Covid-19 na China.
As ações asiáticas registraram ganhos graduais nesta quinta-feira, com os investidores lidando com os riscos de uma recessão e uma possível pausa nos aumentos das taxas de juros, enquanto o euro era negociado na mínima de dois anos e o petróleo começava a recuperar as perdas da noite para o dia.
O contrato de minério de ferro mais negociado na Dalian Commodity Exchange terminou em alta de 3,9%, a 756,50 iuanes (US$ 112,82) a tonelada. O contrato para agosto na Bolsa de Singapura ganhou 1,7%, a US$ 113,50 a tonelada.
A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse na quarta-feira (6) que as perspectivas para a economia global “nublaram significativamente” desde abril e ela não poderia descartar uma possível recessão global no próximo ano, devido aos riscos elevados.
A China está lutando contra surtos de Covid-19 em todo o país com testes em massa e novas restrições, inclusive na desgastada Xangai, onde novos casos foram associados a um prédio que abriga um salão de karaokê que estava operando ilegalmente.