Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BC do México reduz juros em 0,25 ponto, a 10,75% ao ano

    Banxico prevê que trajetória da inflação deve continuar diminuindo

    Patricia Lara, do Estadão Conteúdo

    O Banco Central do México (Banxico) decidiu nesta quinta-feira (8) cortar a taxa básica de juros em 25 pontos-base, de 11% para 10,75% ao ano. A decisão foi tomada com placar dividido.

    Os membros do Comitê de Política Monetária Victoria Rodríguez, Galia Borja e Omar Mejía chancelaram o corte, enquanto outros dois integrantes – Irene Espinosa e Jonathan Heath – decidiram pela manutenção da taxa.

    O Banxico previu que a trajetória da inflação deve continuar diminuindo. Ainda que a perspectiva para a inflação exija uma postura restritiva da política monetária, o BC do México avaliou que sua evolução implica que é adequado reduzir o nível de restrição monetária, segundo comunicado.

    A decisão foi anunciada após a divulgação, mais cedo, da inflação ao consumidor no país.

    O índice subiu a 5,6% ao ano e 1% ao mês em julho, abaixo da expectativa de 5,7% ao ano e 1,1% ao mês esperada pelos analistas ouvidos pela FactSet. Porém, o núcleo da inflação ficou acima do esperado.

    O BC do México avaliou que a inflação básica ajustada sazonalmente anualizada deve ficar em 3,7% no terceiro trimestre de 2024. A inflação ainda deve convergir para a meta no quarto trimestre de 2025, segundo o BC.

    Tópicos