Mercosul e UE criam uma das maiores alianças comerciais do mundo, diz Von der Leyen
Presidente da Comissão Europeia garantiu que tratado possui salvaguardas robustas para proteger o mercado europeu
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse nesta sexta-feira (6) que o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) cria uma das maiores aliança de comércio do mundo.
“A União Europeia e o Mercosul criaram uma das alianças de comércio e investimentos maiores que o mundo tenha visto. Estamos formando um mercado de mais de 700 milhões de consumidores”, afirmou.
A declaração foi dada durante a cerimônia de anúncio do acordo entre os blocos. Segundo, Von der Leyen o tratado fortalecerá as cadeias de valor, desenvolver industrias estratégicas e criar empregos.
A presidente da Comissão Europeia também trouxe mensagens direcionadas aos europeus durante seu discurso e garantiu que o tratado possui salvaguardas robustas para proteger o mercado europeu, principalmente os segmentos de alimentos e bebidas.
“Isso é um beneficio para a Europa. 60 mil empresas estão exportando para o Mercosul, 30 mil são pequenas e médias empresas. Elas se beneficiam de tarifas reduzidas, processos aduaneiros mais simples e também o acesso preferencial a certas matérias primas fundamentais”, disse.
“O Mercosul trará benefícios importantes para os consumidores e empresas em ambos os lados. Facilitará a UE e indústrias europeias em todos os países do bloco. Facilitará o comércio em elementos que têm impacto direto na sociedade, por exemplo a eletricidade”.
A cerimônia do acordo ocorreu na cidade de Montevidéu, no Uruguai, durante a cúpula do Mercosul.
Desde 1999, Mercosul e União Europeia (UE) trabalham na construção de um acordo de livre comércio entre os dois blocos.