Mercado percebe risco de expansão considerável do gasto público, diz economista
Alexandre Schwartsman avalia que "licença para gastar" pode fazer com que o BC suba novamente a taxa básica de juros
Em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (24), o economista Alexandre Schwartsman avaliou que o mercado tem reagido à PEC do Estouro pois “percebe” que o país corre o risco de uma forte expansão do gasto público.
“De maneira geral o que o mercado percebe é que corremos o risco de uma expansão considerável do gasto publico no ano que vem”.
Para o economista, a “licença para gastar”, em um momento onde o Banco Central (BC) tenta conter a inflação, pode fazer com que a instituição suba novamente a taxa básica de juros, a Selic.
“Entre outros desenvolvimentos, estamos falando, por um lado, basicamente transferir praticamente R$ 200 bilhões para a população gastar. Significa um impulso para a demanda total na economia ao mesmo tempo que o BC tem subido os juros para conter essa demanda. Então, corre-se o risco, por esse canal, de fazer com que o BC acabe subindo mais os juros apesar de ele ter anunciado o fim do seu ciclo de aperto”, disse.
Além disso, Schwartsman disse ainda que não existe uma preocupação com relação à eficácia da PEC do Estouro. “A grande verdade é que ninguém está muito preocupado em saber se [a PEC] funciona ou se não funciona. Do ponto de vista político, seja quem está propondo a ação, seja quem está contra, as pessoas estão buscando manchetes”.
Veja a entrevista completa no vídeo acima.
*Publicado por Pedro Zanatta, do CNN Brasil Business.