Mercado de trabalho dos EUA está saudável, apesar do ritmo de contratação mais lento, diz Yellen
Dados de emprego do setor privado divulgados nesta quinta-feira mostraram que empregadores contrataram o menor número de trabalhadores em três anos e meio
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quinta-feira (5) que o país ainda têm um “mercado de trabalho bom e saudável”, embora o ritmo de criação de empregos tenha diminuído nos últimos meses.
Yellen disse a repórteres na Carolina do Norte que a taxa de desemprego de julho, de 4,3%, um recorde de três anos, ainda é muito baixa pelos padrões históricos.
Os dados de empregos do Departamento do Trabalho dos EUA para agosto, que estão sendo observados de perto, serão divulgados na sexta-feira (6), com previsão de que a taxa de desemprego diminua ligeiramente para 4,2%.
Mas os dados de emprego do setor privado divulgados nesta quinta-feira mostraram que empregadores contrataram o menor número de trabalhadores em três anos e meio em agosto, com as contratações do mês anterior revisadas para baixo, sugerindo uma possível desaceleração acentuada nas contratações.
“Embora o ritmo de criação de empregos tenha diminuído, ele é normal e adequado para absorver novos participantes no mercado de trabalho”, disse Yellen, acrescentando que o crescimento continua em ritmo acelerado — 3% no segundo trimestre — com dados sólidos sobre gastos com consumo e investimentos.
“Acho que temos uma economia e um mercado de trabalho saudáveis”, disse Yellen.