McDonald´s reabre alguns restaurantes na Ucrânia para entrega; veja fotos
Rede volta a funcionar pela primeira vez desde invasão em grande escala da Rússia, no final de fevereiro
O McDonald´s reabriu três de seus restaurantes em Kyiv, na Ucrânia, pela primeira vez desde a invasão em grande escala da Rússia, no final de fevereiro.
Os restaurantes abriram na terça-feira apenas para delivery.
O McDonald´s abrirá mais sete restaurantes ainda este mês, e os serviços de refeições e drive-thru devem ser retomados em outubro, de acordo com Alesya Mudzyri, chefe de comunicações corporativas do McDonald´s na Ucrânia.
“Os restaurantes estarão abertos das 9h às 21h e fecharão durante o alarme de ataque aéreo para permitir que funcionários e clientes evacuem para o abrigo mais próximo”, disse Mudzyri no Facebook.
“Ao mesmo tempo, a equipe rapidamente emite pedidos já pagos enquanto interrompe os processos de produção e desliga os equipamentos antes de fechar.”
Em agosto, a empresa anunciou um “plano formulado” para reabrir alguns restaurantes na capital e no oeste da Ucrânia.
O McDonald’s tem quase 110 restaurantes na Ucrânia. A cadeia continuou a pagar seus funcionários no país, apesar dos fechamentos.
O McDonald’s foi uma das várias empresas globais que interromperam as operações na Ucrânia devido ao conflito.
Em nota divulgada em agosto, quando a rede anunciou que começaria a abrir na Ucrânia, carta, Paul Pomroy, vice-presidente sênior corporativo de mercados internacionais, disse que a decisão foi tomada depois de conversas com autoridades ucranianas, especialistas em segurança e fornecedores.
Pomroy observou ainda que outras empresas também reabriram em Kiev e no oeste da Ucrânia.
A guerra levou o McDonald’s a fechar permanentemente seus restaurantes russos, que tiveram as operações pausadas em março.
Em maio, a empresa disse que venderia seus restaurantes na Rússia, dizendo na época que a “crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o ambiente operacional imprevisível precipitado levaram o McDonald’s a concluir que a propriedade continuada do negócio na Rússia é não é mais sustentável, nem é consistente com os valores do McDonald’s”. A empresa não tem planos de voltar a entrar nesse mercado.
As centenas de lojas russas foram vendidas para um operador de franquia local, que começou a reabri-las com um novo nome, “Vkusno & Tochka”, que em inglês significa “saboroso e pronto”, juntamente com uma nova marca.