Volkswagen e outras marcas lançam logos incentivando o distanciamento social
As mensagens e logotipos criados para reforçar o distanciamento social têm prós e contras, de acordo com especialistas da área do design e da publicidade
Coca-Cola, Audi e Volkswagen são só algumas entre as multinacionais que estão traduzindo o “distanciamento social ” no logo de suas marcas – e em seus designs.
O termo distanciamento social se popularizou recentemente pela disseminação do novo coronavírus e representa, basicamente, o afastamento de cerca de 2 metros entre um indivíduo e outro, em um esforço para diminuir o risco de contágio da doença.
As mensagens e logotipos criados para reforçar o distanciamento social têm prós e contras, de acordo com especialistas da área do design e da publicidade.
“Nossa situação mundial atual não é uma brincadeira. Isso é um assunto sério”, disse Douglas Sellers, diretor-executivo de criação da Siegel + Gale, em entrevista ao CNN Business.
“As marcas que estão projetando logotipos com o recado de distanciamento social têm o poder de atenuar a gravidade do problema que estamos enfrentando. A criatividade, a paixão e pensamento que vão na direção de ajudar, conscientizar e fazer parte desse movimento de distanciamento social são coisas para as quais devemos prestar atenção”, diz Sellers.
Brian Braiker, editor-chefe da Ad Age, afirma que chegou o momento das marcas provarem o “real significado de serviço”, referindo-se à companhias como a Gap (GPS), que passou a produzir máscaras para trabalhadores da área da saúde; ou a LVMH, dona da Dior e da Givenchy, que está fabricando álcool em gel.
“Entender a situação, manter-se calado e fazer algo que ajude é realmente o único caminho que devemos percorrer. Quando você vê marcas como a Coca-Cola espaçando seus logos em solidariedade com o momento, isso pode atingir uma ferida aberta”, disse ele à CNN Business.
Coca-Cola
Atualmente, a Coca-Cola passou a exibir um anúncio na deserta Times Square, em Nova York, com a seguinte mensagem “Ficar separado é a melhor maneira de permanecer unido”. Além do texto, cada letra de seu slogan está escrito com um espaçamento maior que o normal. Normalmente, a marca reforça mensagens de amor e união em suas campanhas publicitárias.
Audi e Volkswagen
Além das citadas das companhias citadas acima, duas empresas do setor automotivo aderiram à campanha e alteraram seus logos nas redes sociais.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a Audi distanciou suas famosas argolas e pediu para que as pessoas permanecerem em casa e manterem distância umas das outras.
Já a Volkswagen também promoveu um vídeo com uma mensagem inspiracional semelhante, além de ter separado o V e o W de seu logo.
Nike
Diferente das outras empresas, a Nike não alterou sua logomarca, mas lançou uma grande campanha nas redes sociais com sua famosa lista de atletas globais – incluindo o jogador da NBA Lebron James, e o jogador de golfe Tiger Woods.
Com o avanço da pandemia de coronavírus, inúmeras modalidades de esporte interromperam suas competições por conta das regras de distanciamento social – assim como proibição de grandes eventos e aglomeração de pessoas em estádios.
A campanha da Nike incentiva as pessoas a “jogar em casa”. Com o avanço do COVID-19, a Nike teve que fechar várias de suas lojas no mundo inteiro.
McDonald’s Brasil
No final de março, o McDonald’s no Brasil separou seus icônicos arcos dourados em um post no Facebook. A agência de publicidade por trás da campanha explicou que, mesmo com a separação temporária entre a rede de fast-food e seus clientes, causada pelo fechamento de alguns de seus restaurantes, eles (clientes e McDonald’s) estarão sempre juntos. Recentemente, o McDonald’s passou a vender seus lanches por delivery e sistema de drive-thru em cidades como São Paulo.
Após ser publicada, a campanha do McDonald’s repercutiu rapidamente e gerou inúmeras reações, inclusive do senador Bernie Sanders, que publicou em seu Twitter, na quarta-feira (25), sobre a política de licença médica oferecida aos seus colaboradores. Dias após a repercussão, a campanha foi retirada do ar.
Em nota, o McDonald’s afirmou que “a imagem dos arcos separados foi criada para a comunicação do fechamento de seus salões no Brasil e para destacar a importância do distanciamento social neste momento.” Ainda, segundo o posicionamento da companhia, “a ação foi bem recebida pelo público brasileiro. A partir desta semana, atualizamos a comunicação para falar do delivery e drive-thru.”