Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Margem Equatorial: Silveira diz que falta coragem para chefe do Ibama

    Ainda sobre o tema, o ministro afirmou que aguarda com “ansiedade” a decisão

    Gabriel Garciada CNN , Brasília

    O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, “está receoso e não tem coragem” para dar a resposta sobre o pedido de licença de exploração de petróleo na Margem Equatorial.

    “Há um receio dele de ter coragem de falar com o povo brasileiro qual a resposta dele com relação à margem equatorial. Ele está receoso de dizer ‘eu vou atender o interesse nacional, e por isso eu tenho coragem de licenciar ou não tenho coragem de licenciar’. Todos nós temos que vir a público quando questionados e responder”, disse o ministro.

    As declarações foram dadas nesta quinta-feira (20), em coletiva na abertura da 2ª Reunião de Energia do BRICS.

    Ainda sobre a Margem Equatorial, o ministro afirmou que aguarda com “ansiedade” a decisão.

    “Quem tem fome tem pressa. E o Brasil é um país com muitas desigualdades e necessidades. Estou ansioso para dar resposta a essas demandas”, afirmou.

    O governo federal tem pressionado o Ibama sobre o estudo da extração. A demora tem irritado o Planalto, segundo apuração da CNN, que considera até demitir o presidente do instituto, Rodrigo Agostinho.

    Apesar da pressão por parte do governo, técnicos do Ibama recomendaram à chefia do órgão negar licença à Petrobras para a exploração da Margem Equatorial na região do Amapá.

    Embora o termo “exploração” seja utilizado, o que a Petrobras solicita ao Ibama é a autorização para perfurar um poço e avaliar a viabilidade econômica da extração de petróleo na Margem Equatorial.

    Maioria dos empreendedores teme cenário econômico em 2025

    Tópicos