Juros de hipoteca dos EUA cai para menor nível desde abril de 2023
Taxa média contratual de hipoteca de taxa fixa de 30 anos caiu 6 pontos-base na última semana, informou a Mortgage Bankers Association
A taxa de juros sobre o tipo mais comum de hipoteca residencial nos Estados Unidos caiu para o nível mais baixo em 16 meses, depois que o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizou que o banco central norte-americano está pronto para reduzir os custos dos empréstimos no próximo mês a fim de evitar que o mercado de trabalho se enfraqueça ainda mais.
A taxa média contratual de uma hipoteca de taxa fixa de 30 anos caiu 6 pontos-base na semana encerrada em 23 de agosto, para 6,44%, informou a Mortgage Bankers Association nesta quarta-feira (28). Esse foi o valor mais baixo desde abril de 2023.
A queda de 38 pontos-base nas taxas de hipoteca nas últimas quatro semanas tem mantido os pedidos de refinanciamento elevados, uma vez que os proprietários que compraram suas moradias quando as taxas estavam mais altas passaram a garantir pagamentos mensais mais baixos. A taxa média da hipoteca de 30 anos chegou a 7,9% em outubro do ano passado.
Os pedidos de hipoteca e de compra subiram apenas 0,5% e 1%, respectivamente, à medida que possíveis compradores de imóveis aguardam uma nova queda nas taxas.
Operadores apostam que o Fed reduzirá sua taxa de juros em 100 pontos-base até o final deste ano.
O aumento dos custos dos empréstimos e o número limitado de moradias novas e usadas à venda têm afetado o sonho da casa própria para muitos norte-americanos.
A candidata democrata à Presidência dos EUA, Kamala Harris, e seu rival republicano, Donald Trump, têm feito da acessibilidade à moradia uma parte integrante de sua mensagem para os eleitores na eleição presidencial de novembro, com ambos prometendo reduzir os custos para os norte-americanos de diferentes maneiras.