Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Diretor da Petrobras, João Rittershaussen assume interinamente presidência da estatal

    Diretor executivo de produção da companhia assume o cargo após a saída antecipada de Caio Paes de Andrade

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business , em São Paulo

    João Henrique Rittershaussen, diretor executivo de desenvolvimento da produção da Petrobras, assumiu interinamente o comando da estatal nesta quarta-feira (4), após saída antecipada de Caio Paes de Andrade.

    A Petrobras informou que o presidente do Conselho de Administração nomeou Rittershaussen em decorrência da vacância do cargo. Ele ficará à frente da companhia até a eleição e posse do novo presidente, conforme previsto no estatuto social da empresa.

    Caio Paes de Andrade pediu saída antecipada da presidência da Petrobras após ser convidado para assumir a Secretaria de Gestão no governo de Tarcísio Freitas (Republicanos), em São Paulo.

    O senador Jean Paul Prates foi o nome escolhido por Lula para assumir o comando da petrolífera. Na terça-feira (3), o Ministério de Minas e Energia enviou um comunicado para o Conselho de Administração da Petrobras confirmando que o senador será indicado para assumir o comando da empresa.

    Prates, que desistiu de concorrer à reeleição no Senado, já se posicionou contrário à privatização da empresa e também já questionou a atual política de preços da Petrobras, que está atualmente alinhada às práticas do mercado internacional.

    Quem é João Rittershaussen

    João Henrique Rittershaussen é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em Engenharia de Petróleo pela Petrobras. Ele tem MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ) e Advanced Management Program pela Insead (Institut Européen d’Administration des Affaires), da França.

    O diretor atua na Petrobras há 34 anos, tendo ocupado diversas funções gerenciais, conforme destaca a companhia. Rittershaussen atua como gerente executivo desde 2017, ocupando a gerência executiva de Sistemas de Superfície.

    Em novembro de 2018, ele se tornou gerente executivo de sistemas de superfície, refino, gás e energia, área que responde pela construção dos novos ativos da companhia nas áreas de E&P e RGN.

    Tópicos