Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    IPCA e vendas no varejo: a pauta da semana no mercado financeiro

    Entre as divulgações mais importantes, a inflação oficial de agosto e o desempenho do varejo no mesmo mês

    Leonardo Guimarães, , do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Enquanto os rumos da economia brasileira estão sob olhares desconfiados do mercado financeiro, os investidores acompanham nesta semana algumas projeções e indicadores importantes.

    Entre as divulgações mais importantes, a inflação oficial de agosto e o desempenho do varejo no mesmo mês. A agenda da semana ainda tem dados importantes sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos.

    Leia também:
    Bolsa alcança recorde de 3 milhões de CPFs cadastrados, alta de 82% ante 2019
    Investidores mostram preocupação com situação fiscal de agosto e setembro

    Confira o que está na pauta do mercado financeiro nesta semana:

    Focus

    A semana começa como sempre: com a divulgação do Boletim Focus, que reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos. O Banco Central divulga o boletim hoje às 8h30.

    Os investidores estão de olho principalmente na projeção para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2020. O último boletim mostrou que o mercado espera retração de 5,05% na economia brasileira neste ano.

    O Focus também mostra a expectativa do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país.

    Produção de veículos

    Na terça-feira (6) o mercado automotivo conhece um indicador importante do setor. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) vai mostrar o tamanho da produção de automóveis no Brasil em Setembro.

    Em agosto, a ANFAVEA mostrou que a produção de veículos teve alta de 23,6% na comparação com o que foi produzido em julho. Foram 210 mil unidades fabricadas.

    Criação de emprego nos Estados Unidos

    O Escritório de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos (BLS, na sigla em inglês) divulga na terça-feira (6) números sobre a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos em agosto.

    No mês passado, quando o escritório divulgou que foram criadas 1.763 vagas de trabalho nos EUA em julho, o mercado ficou muito preocupado com a recuperação econômica do país. Isso porque o mês anterior – junho – teve um desempenho muito melhor no indicador, com a criação de 4,7 milhões de vagas.

    A divulgação desses dados está marcada para a próxima terça-feira (6), às 11h no horário de Brasília.

    Discurso de Jerome Powell

    O presidente do Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, tem mais influência sobre o valor do dólar norte-americano, do que qualquer outra pessoa. Por isso, o mercado financeiro fica muito atento a todos os seus discursos. O próximo deve acontecer na terça-feira (6) às 13h50 no horário de Brasília. Os investidores esperam dicas sobre os rumos da política monetária dos Estados Unidos.

    Vendas do varejo em agosto

    Na quinta-feira, às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai mostrar o ritmo da recuperação da recuperação do varejo com dados sobre o volume de vendas do setor em agosto.

    No mês passado, os números animaram:  o volume de vendas cresceu 5,2% na comparação com junho. Para agosto, a LCA estima avanço de 1,9% na comparação mensal e 4,2% na comparação com o mesmo período de 2019.

    Auxílio-desemprego nos EUA

    Um dos indicadores mais acompanhados pelo mercado durante a pandemia é o que mostra o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos. Na quinta-feira. às 9h30 no horário de Brasília, o Departamento do Trabalho do país vai mostrar quantas pessoas pediram o benefício na semana encerrada no dia 3 de outubro.

    IPCA

    O indicador mais importante da semana será revelado apenas no último dia, às 9h. O IBGE divulga a inflação oficial do país em setembro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Em agosto, o índice ficou em 0,24%, valor mais alto para o mês desde 2016.

    No ano, a inflação acumula alta de 0,7%. A LCA estima que a inflação de setembro deve ficar em 0,59%.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Tópicos