Inflação de serviços foi boa notícia do IPCA de setembro, diz economista-chefe do Inter
No acumulado de 12 meses, a inflação de serviços teve leve desaceleração de 8,7% para 8,5%
Apesar de ainda estar em patamar elevado em 12 meses, a inflação de serviços foi uma surpresa positiva da leitura de setembro do IPCA, diz a economista-chefe do Inter, Rafaela Vitória.
“A inflação de serviços foi boa notícia na leitura do mês. Ainda está em patamar elevado no acumulado dos últimos 12 meses, ao redor de 8%, mas a gente começa a ver desaceleração dessa inflação, que é mais persistente”, disse em entrevista à CNN.
No acumulado de 12 meses, a inflação de serviços teve leve desaceleração de 8,7% para 8,5%. E, segundo a instituição, deve seguir em trajetória de queda com a normalização da demanda após o processo de reabertura do setor no primeiro semestre do ano.
A inflação de serviços ficou em 0,40% em setembro, o que indica aceleração em relação à variação de 0,28% em agosto, mas a economista explica que esse movimento vem dos reajustes mais voláteis das passagens aéreas, sem os quais, o valor teria tido variação negativa.
FMI eleva previsão para PIB
A economista também comentou a melhora na previsão sobre a economia brasileira em 2022 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciada na manhã desta terça. A instituição elevou sua estimativa para o Produto Interno Bruto brasileiro de 2022 a 2,8%, 1,1 ponto percentual acima da estimativa anterior, feita em julho.
“De julho para cá, o próprio mercado brasileiro, assim como o Banco Central, divulgaram revisões de projeção para o crescimento da economia. A gente teve um segundo trimestre que surpreendeu para cima, a gente vem acompanhando o crescimento do setor de serviços, mercado de trabalho”, diz a economista.
Veja entrevista completa no vídeo.
*Publicado por Ligia Tuon