Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inflação ao consumidor nos EUA acelera para 0,4% em fevereiro

    Alta foi puxada por preços da gasolina maiores que o esperado

    Inflação subiu 3,2% nos 12 meses encerrados em fevereiro
    Inflação subiu 3,2% nos 12 meses encerrados em fevereiro 10/03/2022. REUTERS/Bing Guan

    Alicia Wallaceda CNN*

    Nova York

    Os preços mais altos nas bombas de gasolina aumentaram a inflação mais do que o esperado nos Estados Unidos em fevereiro, de acordo com o último Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês).

    O indicador de inflação mostrou que os preços subiram 3,2% nos 12 meses encerrados em fevereiro, informou o BLS na terça-feira (12). Isso é superior à leitura anual de janeiro de 3,1% e superior às expectativas dos economistas. Numa base mensal, o CPI aumentou 0,4% em fevereiro.

    Além da gasolina, os preços de moradia em alta também impactaram na aceleração da inflação. Os aluguéis vem subindo com as elevadas taxas hipotecárias no país.

    Ambos os grupos contribuíram com mais de 60% para o aumento mensal do índice.

    Os economistas esperavam que a inflação mensal subisse 0,4% em relação a janeiro, de acordo com as estimativas de consenso da FactSet.

    No entanto, os aumentos de preços abrandaram em algumas áreas-chave, alimentando uma leva de notícias positivas tanto para o Federal Reserve (Fed) como para os consumidores.

    Excluindo os preços do gás e dos alimentos, categorias que tendem a ser mais voláteis, o núcleo da inflação aumentou 0,4% em relação ao mês anterior, elevando a taxa anual para 3,8%, uma desaceleração ante os 3,9% de janeiro.

    O aumento anual dos preços ao consumidor desacelerou de um pico de 9,1% em junho de 2022, mas o progresso estagnou nos últimos meses.

    *Com informações de Reuters

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original