Indonésia aumenta alocação de biodiesel e estende isenção para óleo de palma
Alocação de biodiesel, que é feito de óleo de palma na Indonésia, será aumentada de 10,15 milhões de quilolitros, disse o ministro coordenador de Assuntos Econômicos, Airlangga Hartarto
A Indonésia elevou sua alocação de biodiesel em 2022 para 11,03 milhões de quilolitros em meio a expectativas de aumento da demanda no quarto trimestre, enquanto estendeu uma isenção de imposto de exportação de óleo de palma, disse uma autoridade sênior na segunda-feira (29).
A alocação de biodiesel, que é feito de óleo de palma na Indonésia, será aumentada de 10,15 milhões de quilolitros, disse o ministro coordenador de Assuntos Econômicos, Airlangga Hartarto, em comunicado.
A Indonésia tem um programa B30 obrigatório, onde 30% do combustível é à base de óleo de palma, e a recuperação econômica pós-pandemia está aumentando a demanda pelo combustível, disse.
O maior produtor de óleo de palma do mundo também decidiu estender sua isenção de imposto de exportação até 31 de outubro, acrescentou Airlangga.
“A extensão da taxa de 0 dólar visa manter a situação atual, na qual o preço do óleo de palma bruto está começando a se estabilizar, o preço do óleo de cozinha começa a cair e o preço dos cachos de frutas frescas começa a subir”, disse ele.
O maior exportador de óleo de palma do mundo isentou a taxa de exportação do produto desde meados de julho para incentivar a exportação do óleo comestível em meio a um acúmulo de estoque doméstico causado por uma proibição de exportação em maio, imposta para controlar os preços do óleo de cozinha.
O regulamento do Ministério das Finanças detalhando a extensão da isenção de impostos ainda não foi tornado público.