Impulsionado pelo Carnaval, Rio é polo de shows e festas durante feriado
Mais da metade dos eventos marcados no Brasil acontecem no Rio de Janeiro, segundo levantamento da CNN


O setor de eventos na cidade do Rio de Janeiro ganhou impulso com o retorno dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e a realização de festas particulares durante o feriado de Tiradentes.
Um levantamento feito pela CNN revelou que mais de 200 eventos foram marcados no Brasil durante o Carnaval. Desses, pelo menos metade se concentra na cidade do Rio de Janeiro. O balanço considerou as principais plataformas online de venda de ingressos.
A maioria das festas são ligadas ao Carnaval. Trata-se de feijoadas, apresentações das baterias das escolas de samba e, até mesmo, eventos dos blocos de rua mais tradicionais do Rio, mas em espaços fechados. Os blocos de rua estão proibidos durante o feriado, o que fez com que vários grupos maiores optassem por se apresentar em espaços fechados.
Logo depois do Rio, a cidade de São Paulo também concentra um número grande de eventos durante o feriado. São pelo menos 30 festas e shows marcados, além dos desfiles no Sambódromo do Anhembi. Também há festas e shows marcados nos estados do Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Paraná e Pará.
Para Doreni Caramor, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), o Carnaval impulsiona o setor de eventos. Mesmo com um movimento mais tímido do que o comum pelo impacto da pandemia e alteração do período dos desfiles, o cenário de retomada é otimista, especialmente no Rio e em São Paulo.
“É muito importante a existência dessas datas para manter esses operadores de eventos vivos. O movimento desse Carnaval, nas duas cidades, não deve representar mais de 60% a 70% do que é o movimento normal do Carnaval. Mas ainda assim, pra quem está parado há dois anos é melhor ter os 60% a 70% do que não ter. Então a gente avalia muito positivamente”, pontua.
A empresária do ramo de eventos Carol Sampaio avalia que o Carnaval abre a temporada de shows e festas para o setor de eventos durante todo o ano. Apesar dos contratempos, foi possível reorganizar a agenda de eventos para o feriado, segundo Carol.
“É uma cadeia que gira o ano inteiro para inúmeras pessoas, desde comerciantes de fantasia no Saara até os hotéis. A mudança no calendário pegou a todos de surpresa. Afetou nosso planejamento porque tivemos que ‘recalcular nossa rota’ com os patrocinadores, atrações, logística e toda a estrutura. Mas nós conseguimos nos adaptar”, explicou a empresária.
Eventos no Rio
Mais de cem shows e eventos estão agendados na capital fluminense. Entre eles, o Festival Rock Brasil, na Marina da Glória, deve receber um público de 50 mil pessoas que buscam alternativas ao samba.
Outro ponto dos grandes eventos privados é o Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio. O espaço é palco para alguns dos principais eventos e pode receber até 107 mil pessoas ao longo de todo o feriado.
Imagens do primeiro dia de desfiles no Rio
- 1 de 5
Mangueira é a segunda escola a desfilar no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo do Rio de Janeiro no Carnaval de 2022 • ERBS JR./FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 2 de 5
Salgueiro é a terceira escola a desfilar no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo do Rio de Janeiro no Carnaval de 2022 • ERBS JR./FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
- 3 de 5
Integrantes da Escola de Samba Unidos do Viradouro durante apresentação no desfile do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na avenida Marques de Sapucaí, Sambódromo do Rio de Janeiro • THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 4 de 5
Bateria da Escola de Samba Beija Flor durante apresentação no desfile do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro na avenida Marques de Sapucaí, Sambódromo do Rio de Janeiro • THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
- 5 de 5
Desfile da Escola de Samba São Clemente pelo Carnaval do Rio de Janeiro, RJ, no sambódromo da Sapucaí • DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO