Impacto da guerra na economia alemã durará anos, diz economista
País, que durante décadas prosperou com fluxos confiáveis de gás russo barato, está buscando se reorientar após a eclosão da guerra em fevereiro
O impacto econômico na Alemanha da invasão da Ucrânia pela Rússia durará anos, disse à Reuters o influente economista Marcel Fratzscher, do Instituto Alemão de Pesquisa Econômica, acrescentando que pode custar 3 pontos percentuais de crescimento este ano.
Fratzscher, cujo instituto assessora o governo da maior economia da Europa em política macroeconômica, disse que o impacto pode durar até 2025, quando a Alemanha deve se livrar de toda exposição ao gás russo.
A Alemanha, que durante décadas prosperou com fluxos confiáveis de gás russo barato, está buscando se reorientar após a eclosão da guerra em fevereiro.
“A guerra na Ucrânia causou danos maciços à economia alemã”, disse Fratzscher em entrevista, adicionando que talvez reste apenas 1,5% do crescimento econômico de 4,5% que ele esperava no início do ano.
O impacto na inflação, através da alta dos preços da energia, também se manterá por igual período, embora rejeite as sugestões de que haja motivo para contenção salarial.