Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    IGP-M cai 0,34% em março com recuo de minério de ferro, diz FGV

    Resultado reverte alta de 1,06% registrada em fevereiro

    Reuters

    O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a cair 0,34% em março, depois de ter registrado alta de 1,06% no mês anterior, com destaque para o recuo dos preços do minério de ferro no atacado, mostraram dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (28).

    O IGP-M calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

    A queda foi bem mais intensa do que a expectativa em pesquisa da Reuters, de recuo de 0,17% e, com o resultado do mês, o índice passou a acumular em 12 meses alta de 8,58%.

    O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, teve queda de 0,73% em março, depois de ter subido 1,17% no mês anterior.

    “No IPA, a principal contribuição para a queda do IGP-M veio do minério de ferro, que registrou recuo nos preços diante de um cenário de preocupações com a guerra comercial”, explicou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

    No mês, os custos do minério de ferro recuaram 3,64%, após avanço de 0,32% em fevereiro.

    Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, desacelerou a alta a 0,80% em março, de 0,91% no mês anterior.

    “A desaceleração no IPC foi influenciada, principalmente, pela dissipação do impacto dos reajustes das mensalidades escolares, mas também pela forte queda (de 13,71%) nos preços das passagens aéreas”, disse Dias

    O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou a subir no período 0,38%, de uma alta de 0,51% em fevereiro.

    Entenda se mais etanol na gasolina pode reduzir preço do combustível

    Tópicos