Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    IFI estima alta de 8,2% na receita do Tesouro em janeiro; diretora pede cautela em debate sobre déficit zero

    Segundo diretora, a receita mais elevada reflete, por exemplo, a aceleração da atividade econômica e outras mudanças na legislação

    Danilo Moliternoda CNN

    Uma projeção da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal mostra que a receita do Tesouro Nacional deve atingir R$ 278,5 bilhões em janeiro, uma alta nominal de 8,2% em relação ao mesmo período de 2023. Este não é o dado oficial, mas um levantamento que, com base no Siga Brasil, traz tendências para o Orçamento.

    A alta real — que desconta a inflação — seria de 3,6%. Com isso, o resultado primário rondaria os R$ 79 bilhões, de acordo com as estimativas.

    Apesar do avanço projetado, Vilma da Conceição Pinto sugere cautela na discussão sobre a busca do governo pelo déficit zero. “Pelo dado de janeiro, é possível ver o deficit zero. Mas as despesas estão com crescimento maior que as receitas. Neste ritmo, é possível que haja reversão e o primário piore”, explica.

    Segundo a analista, a receita mais elevada reflete, por exemplo, a aceleração da atividade econômica, mudanças na tributação de combustíveis, efeitos das compensações tributárias e outras mudanças na legislação.

    No ano passado, o Ministério da Fazenda aprovou no Legislativo uma série de medidas com o objetivo de elevar a arrecadação, como o retorno do voto de qualidade ao Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) e a taxação de fundos exclusivos e offshore.

    Este dado diz respeito à receita do Tesouro Nacional, não à arrecadação da Receita Federal. Este número considera também receitas administradas por outros órgãos, tais como dividendos e concessões.

    Tópicos