Hasbro anuncia demissão de 1.100 funcionários, o equivalente a 20% de seu efetivo
No começo de 2023, empresa realizou corte de 800 funcionários
A Hasbro está cortando quase 20% de sua força de trabalho em meio à queda contínua nas vendas de brinquedos.
O CEO da Hasbro, Chris Cocks, anunciou demissões de 1.100 trabalhadores em um memorando aos funcionários na segunda-feira (11), cortes que se somam aos cerca de 800 empregos eliminados no início de 2023.
Cocks disse que a decisão de reduzir a força de trabalho da Hasbro foi tomada à luz dos ventos contrários do mercado que se mostraram “mais fortes e persistentes do que o planejado”.
“Previmos que os primeiros três trimestres seriam desafiadores, especialmente em brinquedos, onde o mercado está saindo de máximos históricos impulsionados pela pandemia”, disse Cocks.
“Embora tenhamos feito alguns progressos importantes em nossa organização, os ventos contrários que vimos durante os primeiros nove meses do ano continuaram durante as férias e provavelmente persistirão em 2024.”
Alguns funcionários da Hasbro descobrirão se seus empregos foram eliminados esta semana, enquanto o restante das demissões ocorrerá nos próximos seis meses, disse Cocks no memorando.
A Hasbro, conhecida por fabricar brinquedos como Transformers e Play-Doh, e jogos como “Magic: The Gathering” e “Dungeons & Dragons”, tinha 6.300 funcionários antes das demissões, segundo seu site.
Após o anúncio, as ações da Hasbro caíram mais de 4% no pregão de segunda-feira.
As demissões na empresa de brinquedos ocorrem depois que a Hasbro reduziu sua previsão de receita para o ano inteiro em outubro – pouco antes da temporada de férias, que geralmente é o período de vendas mais forte para os fabricantes de brinquedos.
Na teleconferência de resultados da empresa, a diretora financeira da Hasbro, Gina Goetter, alertou que a empresa estava vendo “quedas mais amplas na categoria de brinquedos”.
No entanto, nem todos os fabricantes de brinquedos esperam fraqueza nesta temporada de festas.
Um dos concorrentes da Hasbro, a Mattel, disse nos seus resultados mais recentes que beneficiou do sucesso do filme “Barbie” e que a empresa “espera ganhar quota de mercado no quarto trimestre e no ano inteiro”.
“Barbie” é o filme de maior bilheteria de 2023, arrecadando US$ 1,44 bilhão (R$ 7,1 bi).
As demissões não são a única medida de corte de custos que a Hasbro está empreendendo: em agosto, a empresa anunciou que venderia seu negócio de filmes e TV eOne para a Lionsgate por aproximadamente US$ 500 milhões (R$ 2,467 bilhões).
A empresa também reduzirá sua área de escritório, saindo de seu espaço em Providence, Rhode Island, no final do prazo de locação em janeiro de 2025, de acordo com o memorando de segunda-feira.