Haddad defende que G20 assuma “ambiciosa” agenda de tributação dos super-ricos
Ministro da Fazenda anunciou em Washington que o Brasil voltará a contribuir com a Associação Internacional do Desenvolvimento, do Banco Mundial
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que o G20 assuma uma “ambiciosa” agenda de tributação durante seu discurso na abertura da plenária ministerial do bloco, em Washington, nos Estados Unidos.
“Defendemos que o G20 assuma uma nova e ambiciosa agenda de tributação. Devemos agir juntos para garantir que os super-ricos paguem sua cota justa em impostos de modo a combater a desigualdade”, afirmou.
Na ocasião, o ministro anunciou que o Brasil voltará a contribuir com a Associação Internacional do Desenvolvimento (IDA, da sigla em inglês). A IDA é uma organização do Banco Mundial que fornece subsídios e empréstimos sem juros aos países mais pobres.
No discurso, Haddad também disse ser necessário que os países se concentrem em aumentar substancialmente o financiamento climático. O ministro defendeu transições energéticas rápidas e equitativas, compatíveis com os meios de subsistência e biodiversidade ao redor do mundo.
O ministro disse também que os países integrantes do G20 devem aumentar significativamente os investimentos em prevenção, preparação e resposta a pandemias.
“Embora juntos tenhamos enfrentado a pandemia da Covid-19 e melhorado nossa capacidade coletiva de lidar com emergências globais de saúde, ainda há muito a ser feito nessa área. Os riscos de uma nova pandemia continuam a aumentar, exacerbados pela perda de biodiversidade e pelas mudanças climáticas”, afirmou.
Haddad participa da 4ª Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20. Entre as pautas prioritárias do encontro, está o avanço dos bancos multilaterais no mundo. O ministro deve retornar ao Brasil ainda nesta quinta-feira (24).O Brasil está na presidência do G20 até 30 de novembro. A África do Sul assumirá o posto após o fim do mandato brasileiro.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!