Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Guerra nos coloca em cenário desconhecido, diz ex-secretário de Política Econômica

    Segundo o especialista, a Rússia deve sofrer grandes impactos em sua economia no longo prazo

    Do CNN Brasil Business Em São Paulo

    Em entrevista à CNN, nesta sexta-feira (4), o ex-secretário de Política Econômica José Roberto Mendonça de Barros comentou sobre os desafios que a guerra na Ucrânia traz para o agronegócio brasileiro e para a economia mundial.

    Para o especialista, “ainda é cedo para avaliarmos se deve ocorrer uma crise no agronegócio“. Segundo ele, os problemas com a importação de fertilizantes ainda não devem ser sentidos no curto prazo, pois “a safra de inverno já está plantada, portanto, os insumos já estão no país. Além disso, existe um estoque para o plantio que será realizado a partir de setembro”.

    No entanto, Barros alerta que “o problema é que estamos em um cenário do desconhecido” por conta da guerra. “Os países em conflito, normalmente, para proteger seu mercado interno, bloqueiam as exportações. Hoje não tem como importar, isso pode tornar toda a situação mais complicada”, afirmou.

    Segundo o ex-secretário de Política Econômica, um fator que ameniza para o agronegócio é a “adubação residual” que ainda existe no solo por conta dos bons plantios anteriores. Dessa maneira, avalia Barros, “adubar menos do que o normal não deve trazer problemas, desde que o clima seja positivo”.

    Por fim, o especialista avalia que a Rússia “vai ter grandes prejuízos econômicos no longo prazo”. Além disso, ele comenta que a crise gerada pela invasão da Ucrânia “vai acelerar a transição energética, já que os países querem evitar qualquer tipo de dependência energética de terceiros”, conclui.

    Tópicos