Guerra é ducha de água fria na recuperação econômica mundial, diz economista
À CNN Rádio, Fábio Astrauskas disse que mercado mundial ainda está se recuperando da pandemia, mas impacto da invasão russa trará inflação mundial


A guerra na Ucrânia é uma “ducha de água fria no mercado internacional, que ainda se recuperava da crise da pandemia de Covid-19”, na avaliação do economista, professor do Insper e CEO da Siegen, Fábio Astrauskas.
Em entrevista à CNN Rádio, o especialista explicou que a guerra se alastrou pelos países em “ações de cunho fortemente econômico”, com o advento de sanções e também com o “problema gigantesco da situação de refugiados”.
“O restante do mundo vai notar um impacto na economia, seja no aumento do preço das commodities, principalmente em energia e alimentos já que a Rússia é forte nesses dois itens, e também na parte logística, área afetada pelas restrições marítimas, terrestres e aéreas”, avaliou.
O professor disse considerar a guerra como um jogo de xadrez. “Os três movimentos iniciais são previsíveis, depois a complexidade é alta, cada jogo se torna único, não é apenas Rússia contra Ucrânia, é um conflito mundial”.
“Caso a guerra se estenda, vai trazer consequências imprevisíveis. Vamos ver um aumento de commodities e petróleo, mas aqui no Brasil também terá impacto no gás natural e nos fertilizantes”, completou.
Segundo o economista, o presidente russo Vladimir Putin vai lidar com três frentes de batalha: guerra no âmbito tradicional, econômica e, em poucas semanas, com um “movimento interno de insatisfação da sociedade e da população”.