Greve nos portos dos EUA pode ser a pior em décadas para a economia do país
A greve, que seria a primeira nesses portos desde 1977, poderia interromper o fluxo de uma grande variedade de mercadorias sobre as docas de quase todos os portos de carga do Maine ao Texas
O tempo está se esgotando para evitar uma paralisação de trabalho nos portos ao longo de toda a Costa Leste e do Golfo, no que pode se tornar a greve mais prejudicial à economia dos EUA em décadas.
Os membros da International Longshoremen’s Association estão prontos para entrar em greve às 12h01 ET (horário do leste dos EUA) de terça-feira (30) em três dúzias de instalações espalhadas por 14 autoridades portuárias. Há poucos sinais de que um acordo possa ser alcançado até o prazo estabelecido pela ILA e pela United States Maritime Alliance, que usa a sigla USMX. A aliança marítima representa as principais linhas de navegação, todas de propriedade estrangeira; bem como operadores de terminais e autoridades portuárias.
A greve, que seria a primeira nesses portos desde 1977, poderia interromper o fluxo de uma grande variedade de mercadorias sobre as docas de quase todos os portos de carga do Maine ao Texas. Isso inclui tudo, de bananas a cerveja, vinho e bebidas alcoólicas europeias, juntamente com móveis, roupas, utensílios domésticos e automóveis europeus, bem como peças necessárias para manter as fábricas dos EUA operando e os trabalhadores americanos nessas plantas no trabalho. Também poderia interromper as exportações dos EUA que agora fluem por esses portos, prejudicando as vendas para as empresas americanas.
Dependendo da duração da greve, pode haver escassez de bens de consumo e industriais, o que pode levar a aumentos de preços. Isso marcaria um retrocesso para a economia, que mostrou sinais de recuperação das interrupções na cadeia de suprimentos induzidas pela pandemia, que resultaram em um pico na inflação.
Enquanto o sindicato diz que há cerca de 50 mil membros cobertos pelo contrato, o USMX estima o número de empregos portuários em cerca de 25.000, não havendo empregos suficientes para todos os trabalhadores do sindicato trabalharem todos os dias.
O que pode estar em falta
Os portos envolvidos incluem o Porto de Nova York e Nova Jersey, o terceiro maior porto do país em volume de carga movimentada. Mas também inclui portos com outras especialidades.
Port Wilmington em Delaware se descreve como o principal porto de bananas do país, trazendo uma grande parte da fruta favorita dos Estados Unidos. De acordo com o American Farm Bureau, 1,2 milhão de toneladas métricas de bananas passam pelos portos que podem estar em greve na semana que vem, representando cerca de um quarto das bananas do país.
Outros itens perecíveis, como cerejas, também passam pelos portos, assim como uma grande porcentagem de vinho, cerveja e bebidas destiladas importadas. Matérias-primas usadas por produtores de alimentos dos EUA, como cacau e açúcar, também passam pelos portos.
E muitos bens não perecíveis, como móveis e eletrodomésticos, também passam pelos portos. Os varejistas têm se apressado nos últimos meses para que os produtos importados que esperam vender durante a temporada de férias sejam entregues a eles antes do prazo final da greve de 1º de outubro.
O Porto de Baltimore, que foi fechado brevemente em março após o colapso da Ponte Key , movimenta o maior volume de importações de automóveis do país.
O sindicato prometeu continuar a manusear carga militar mesmo durante uma greve e disse que navios de passageiros não serão afetados. Petroleiros e navios que transportam gás natural liquefeito geralmente vão para outras instalações que não são afetadas pela greve, assim como navios graneleiros que transportam coisas como grãos. Mas quase todos os outros portos ao longo das duas costas podem ser afetados.
O que os dois lados querem
A USMX alega que o sindicato se recusa a negociar de boa-fé e diz que os dois lados não se encontram pessoalmente desde junho.
“Continuamos preparados para negociar a qualquer momento, mas ambos os lados devem sentar-se à mesa se quisermos chegar a um acordo, e não há nenhuma indicação de que a ILA esteja interessada em negociar neste momento”, disse o grupo de gestão na semana passada em um comunicado.
A USMX ofereceu mais de 40% em aumentos salariais ao longo do contrato de seis anos, de acordo com uma pessoa com conhecimento das negociações. A ILA não está discutindo publicamente suas demandas, mas está supostamente pedindo aumentos salariais anuais que resultariam em aumentos totalizando 77% durante a vida do contrato, com o salário máximo subindo de US$ 39 por hora para US$ 69.
O sindicato diz que continuou a conversar com a USMX, mas não em negociações presenciais. Ele disse que a gerência sabe o que está exigindo para fechar um acordo e que qualquer greve será culpa da gerência, não do sindicato. Ele disse que suas demandas são razoáveis, dado o nível de lucros na indústria de transporte.
“Os membros da minha ILA não vão aceitar essas ofertas insultuosas que são uma piada, considerando o trabalho que meus estivadores da ILA realizam e os lucros bilionários que as empresas obtêm com seu trabalho”, disse Harold Daggett, presidente internacional e negociador-chefe da ILA, em uma declaração recente.
As taxas de envio dispararam durante e imediatamente após a pandemia, à medida que as cadeias de suprimentos se complicaram e a demanda aumentou. Os lucros da indústria ultrapassaram US$ 400 bilhões de 2020 a 2023, o que se acredita ser mais do que a indústria havia feito anteriormente no total desde que a conteinerização começou em 1957, de acordo com o analista John McCown.
O governo Biden, que está ansioso para evitar uma greve, entrou em contato com ambos os lados no fim de semana, instando-os a chegar a um acordo, de acordo com a porta-voz da Casa Branca Robyn Patterson. Sua declaração pareceu sugerir que estava colocando mais pressão na USMX para se mover em direção à demanda do sindicato.
“Neste fim de semana, altos funcionários entraram em contato com representantes da USMX, instando-os a chegar a um acordo justo, de forma justa e rápida – um que reflita o sucesso das empresas”, disse ela. “Altos funcionários também entraram em contato com a ILA para entregar a mesma mensagem.
Vigilância e preocupação empresarial
Parados e observando com grande preocupação estão os negócios que dependem da movimentação de mercadorias.
Mais de 200 grupos empresariais enviaram uma carta à Casa Branca na semana passada pedindo que o governo Biden interviesse para evitar uma greve, dizendo que o país depende da movimentação de importações e exportações por esses portos.
“A última coisa que a cadeia de suprimentos, as empresas e os funcionários… precisam é de uma greve ou outras interrupções por causa de uma negociação trabalhista em andamento”, dizia a carta.
A carta não especifica explicitamente quais ações precisam ser tomadas, mas sugere que o presidente Joe Biden deve exercer poderes sob o que é conhecido como Lei Taft-Hartley, que se tornou lei em 1947. O presidente George W. Bush aplicou a lei em 2002 para interromper um bloqueio de 11 dias de membros do sindicato nos portos da Costa Oeste.
A Secretária Interina do Trabalho Julie Su, o Secretário de Transporte Peter Buttigieg e Lael Brainard, diretora do Conselho Econômico Nacional, se encontraram com representantes da USMX para pressionar o grupo de gestão a trabalhar em direção a um acordo para evitar a greve. A ILA também foi convidada para a reunião, mas se recusou a comparecer, disse uma fonte com conhecimento à CNN. A liderança do sindicato declarou publicamente que não queria nenhum mediador federal ou funcionário do Departamento do Trabalho tentando intermediar um novo contrato.
Mas Biden disse que não está pensando em recorrer à Lei Taft-Hartley.
“Não”, Biden disse aos repórteres no domingo. “Porque é uma negociação coletiva, e eu não acredito em Taft-Hartley.”
Arlette Saenz, da CNN, contribuiu para esta reportagem.