Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Alckmin se reúne com secretário de Trump nesta quinta para discutir tarifas

    As tarifas de importação anunciadas pelo presidente Donald Trump serão o tema central da reunião entre o vice-presidente Geraldo Alckmin, e o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick

    Gabriel GarciaVitória Queirozda CNN , Brasília

    O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), terá uma reunião nesta quinta-feira (6) com o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick.

    As tarifas de importação anunciadas pelo presidente Donald Trump serão o tema central da reunião. A videochamada está marcada para acontecer às 17h30.

    A reunião entre os dois estava prevista inicialmente para ser realizada na última sexta-feira (28). O encontro não aconteceu, e na agenda do vice-presidente constavam apenas despachos internos.

    Na ocasião, Alckmin afirmou que o governo brasileiro já estava em contato com o setor no Brasil, desenvolvendo soluções em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    Desde que Trump anunciou as novas tarifas de importação, o governo brasileiro adota uma postura de cautela em relação ao tema.

    Alckmin defende manter um diálogo com as autoridades norte-americanas como estratégia para reverter as medidas.

    Além da tarifa de 25% sobre as importações norte-americanas de aço e ferro, Donald Trump anunciou um memorando para estudar a aplicação de tarifas recíprocas.

    Ao anunciar o plano para um comércio internacional “justo e recíproco”, o presidente dos EUA colocou o etanol brasileiro na mira de sua agenda econômica.

    “A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%. Mesmo assim, o Brasil cobra das exportações de etanol dos EUA uma tarifa de 18%. Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto os EUA exportaram apenas US$ 52 milhões em etanol para o Brasil”, disse Trump em documento divulgado após o anúncio do memorando.

    Tópicos