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    Governo prevê R$ 12,6 bilhões em obras para plano de investimentos no Porto de Santos

    Segundo projeção da Autoridade Portuária de Santos, no ciclo anterior de investimentos, entre 2020 e 2023, foram investidos R$ 71,78 milhões

    Danilo Moliternoda CNN

    Entre recursos federais, estaduais e privados, o plano de investimento para o Porto de Santos de 2024 a 2028 vai englobar R$ 12,6 bilhões. O ministro de Portos e Aeroportos visita o litoral paulista nesta segunda-feira (11), onde detalhará ações e obras no maior complexo portuário do hemisfério sul.

    Segundo projeção da Autoridade Portuária de Santos, no ciclo anterior de investimentos, entre 2020 e 2023, foram investidos R$ 71,78 milhões. A cifra prevista para os próximos cinco anos está quase 177 vezes acima.

    Para este ano, estão previstos investimentos da ordem de R$ 568 milhões; para 2025, R$ 2,08 bilhões; para 2026, a maior das cifras, R$ 3,3 bilhões; para 2027, R$ 3,4 bilhões; e para 2028, R$ 3,3 bilhões.

    Maior obra do Novo PAC, o Túnel Santos-Guarujá concentra a maior parte dos investimentos, cerca de R$ 6 bilhões. As audiências públicas para o empreendimento começam no próximo dia 13, mas o Ministério de Portos e Aeroportos sinaliza que já há atores interessados na parceria público-privada (PPP).

    O aporte financeiro para a obra será divido 50-50, entre governo federal e estadual de São Paulo. O túnel vai ligar Santos ao Guarujá e será a primeira estrutura desse tipo da América Latina. A obra vai se estender por 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará imerso sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros.

    A obra deve proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o Porto de Santos para realizar operações. O porto é responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil.

    Confira demais obras e investimentos:

    • Transferência do Concais para área do Valongo: R$ 1,4 bilhão
    • Estacionamento e monitoramento digital do deslocamento de caminhões: R$ 800 milhões
    • Avenida Perimetral da Margem Esquerda: R$ 544 milhões
    • Dragagem de aprofundamento do canal para 16 m: R$ 324,1 milhões
    • Implantação do sistema de monitoramento de tráfego dos navios: R$ 169 milhões
    • Reforço dos berços de atração da Ilha de Barnabé: R$ 112,3 milhões
    • Parque Valongo: R$ 100 milhões
    • Reforma Avenida Perimetral da Margem Direita: R$ 25,8 milhões
    • Dragagem de aprofundamento dos berços entre os armazéns 12A e 23: R$ 14,9 milhões

    Há ao todo R$ 8,68 bilhões em investimentos privados previstos, sendo R$ 2,8 bilhões em obras já iniciadas e R$ 5,66 bilhões em obras a iniciar.

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