Governo estuda novo aeroporto em São Paulo, na cidade de Caieiras, diz ministro
Silvio Costa Filho diz que estudos sobre necessidade e viabilidade devem ficar pronto até o primeiro semestre de 2024
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou em reunião nesta quinta-feira (26) que a pasta estuda a construção de um novo aeroporto no estado de São Paulo, na cidade de Caieiras.
“Estamos encomendando estudos, inclusive à Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], para saber se há a necessidade de um novo aeroporto em São Paulo. Que vai haver, não tenho dúvidas, mas precisamos ver o timing”, disse.
“Iniciamos um diálogo sobre a necessidade ou não de um novo aeroporto. Há 10 ou 12 anos foi pensado um aeroporto por um grupo empresarial em Caieiras. Já há estudos que apontam a necessidade, outros dizem que vai demorar mais”, completou.
Em entrevista a jornalistas após a reunião, ele afirmou que a ideia é que os estudos já estejam concluídos no primeiro semestre do ano que vem, para haja conhecimento da necessidade e viabilidade do projeto.
Costa Filho destacou que a cada uma hora cerca de 44 aviões que chegam ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Indicou que “cedo ou tarde” o governo terá de redesenhar a agenda da aviação em São Paulo.
O ministro participou de reunião, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para tratar das prioridades do Ministério e a agenda de investimento para o Porto de Santos.