Governo é pressionado por reajustes em meio a discussão sobre meta fiscal
Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) se reúne nesta quinta (16)
Em meio a discussões sobre a meta fiscal para 2024, o governo tem sido pressionado a reajustar o salário de servidores federais. A Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) se reúne nesta quinta-feira (16).
Vários setores cobram, ao menos, uma previsão de aumento. Servidores da Polícia Federal, por exemplo, anunciaram suspensão de atividades por um dia em protesto pela reestruturação das carreiras da corporação.
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público (CONDSEF) também promete manifestações caso não receba uma sinalização positiva. Eles promovem um ato de vigília ao longo do dia na capital federal.
Todos os pedidos por reajuste, no entanto, esbarram no empenho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em manter a meta de déficit zero.
Apesar das falas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que colocou publicamente em xeque o cumprimento da meta, a percepção em diferentes alas do governo e também do Congresso é que Haddad ganhou tempo.
Pelo menos na Lei de Diretrizes Orçamentárias, prevista para ser votada na semana que vem, não deve constar nenhuma mensagem modificativa para alterar a meta fiscal.
Qualquer alteração, se vier a acontecer, será definida após a votação das pautas econômicas consideradas prioritárias pelo governo. Em especial, as que preveem aumento na arrecadação.