Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Governo deve divulgar resultados do CNU nesta terça (4)

    Investigação instaurada pela Procuradoria do Cidadão revelou diversas irregularidades sobre cotas raciais; MP pede que questão seja resolvida para dar andamento ao certame

    Cristiane Nobertoda CNN , Brasília

    O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) deve manter a divulgação dos resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), previsto para acontecer nesta terça-feira (4).

    Em resposta à CNN, a pasta informou que não comenta decisões judiciais em andamento, mas que “trabalha com a manutenção do calendário do CPNU ao mesmo tempo em que está conversando com as instituições”.

    A Cesgranrio, banca responsável pela organização do concurso, também disse que trabalha com a divulgação prevista para esta terça, mas que não se pronuncia sobre decisões judiciais em andamento e o MGI deve responder efetivamente sobre a questão.

    A publicação deve acontecer mesmo com a recomendação contrária da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), que identificou falhas no cumprimento de regras relativas às cotas raciais no certame.

    Para a pasta, o certame deve ser paralisado até que sejam resolvidas as questões relativas aos candidatos cotistas.

    Na semana passada, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, pontuou que a investigação instaurada para apurar o caso revelou diversas irregularidades que “evidenciam um cenário de grave violação à política afirmativa de cotas raciais, comprometendo sua finalidade, a igualdade de acesso ao serviço público e a higidez do certame”.

    Na recomendação, a Procuradoria ressalta que a Cesgranrio não comunicou de forma adequada os candidatos cotistas que retornaram à disputa no CNU após uma decisão judicial destinada a corrigir o número de vagas reservadas.

    Segundo o órgão, a falta dessa notificação impediu que milhares de candidatos reintegrados participassem da etapa de envio de títulos, ocorrida nos dias 2 e 3 de janeiro de 2025, o que pode ter impactado a classificação dos concorrentes cotistas.

    A CNN procurou o MGI para confirmar a data da divulgação dos resultados, mas a pasta apenas afirmou que não se pronuncia sobre “manifestações jurídicas em andamento envolvendo o concurso”.

    Confira o cronograma

    • Divulgação do resultado final: 4 de fevereiro
    • Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do Bloco 8: 4 de fevereiro
    • Divulgação da 1ª convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7: 4 de fevereiro
    • Prazo para confirmação de participação em curso de formação: 4 e 5 de fevereiro
    • Divulgação da 2ª convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7 e 2ª convocação para cursos de formação: 11 de fevereiro
    • Prazo para confirmação da participação em curso de formação: 11 e 12 de fevereiro
    • Divulgação da 3ª convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7 e 3ª convocação para cursos de formação: 18 de fevereiro
    • Prazo para confirmação da participação em curso de formação: 18 e 19 de fevereiro
    • Divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos dos Blocos 1 a 7 e convocação para matrícula nos curso de formação: 28 de fevereiro

    4 em cada 10 universitários trancam curso por dívidas, diz pesquisa

    Tópicos