Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo dará mais proteção à indústria nacional de pneus e resinas plásticas

    Por meio de duas resoluções, governo aumentará as tarifas de importação sobre os produtos

    Daniel Rittnerda CNN , Brasília

    Em duas medidas que buscam proteger a indústria nacional, o governo aumentará as tarifas de importação sobre pneus de carga e resinas plásticas. Os dois segmentos vinham se queixando da concorrência com fornecedores estrangeiros e alegando riscos às suas linhas de produção no Brasil.

    Duas resoluções com a alta das alíquotas deverão ser publicadas, nos próximos dias, no Diário Oficial da União (DOU). A decisão foi tomada em reunião na semana passada do Gecex, comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que é composta por nove ministérios.

    Os pneus de carga importados voltarão a ter alíquotas de 16% na entrada ao Brasil. No início de 2021, o governo Jair Bolsonaro (PL) havia reduzido para zero as tarifas de importação cobradas sobre cinco modelos desse produto.

    Fabricantes brasileiros levaram ao governo o relato de que têm enfrentado queda na produção e estoques cheios, devido ao aumento da concorrência com outros países. Eles ameaçavam paralisar linhas e realizar demissões.

    No caso das resinas plásticas, as tarifas aumentarão para 11,2%. Entre julho e agosto de 2022, vários produtos do segmento haviam tido alíquotas reduzidas: 3,3%, para copolímeros de etileno; 4,4%, para copolímeros de propileno; 4,4%, para PVC obtido por processo de suspensão; e 4,2%, para politereftalato de etileno (PET).

    Diante do aumento das importações e queda de preço de venda das resinas nacionais, a indústria química já havia paralisado pelo menos uma linha de produção de resina PET, em Pernambuco.

    Tópicos