GM e Honda fecham acordo para criar empresa de veículos autônomos no Japão
Subsidiária da GM vai produzir carros para serviço de transporte no país
A General Motors (GM) e a Honda fecharam um acordo para criar uma empresa de veículos autônomos no Japão.
Com apoio da Cruise, – a subsidiária de condução autônoma da GM – a empresa utilizará o veículo Cruise Origin para oferecer viagens sem motorista em Tóquio. As montadoras planejam começar a prestar serviços em 2026.
O Cruise Origin, veículo elétrico que a GM constrói em uma fábrica nos Estados Unidos, não tem volante, pedais ou espaço para motorista.
A Honda ajudou a projetar o veículo junto com Cruise e a GM. Inaugurado em 2020, tem capacidade para até seis passageiros sentados frente a frente.
A GM disse que planeja construir 500 veículos para o serviço de carona em Tóquio, que deverá ser o primeiro serviço autônomo do tipo no Japão, segundo as empresas.
A Cruise opera como subsidiária da General Motors, mas a Honda é uma parceira da GM e investidora na empresa com sede na Califórnia desde 2018.
O braço da GM é voltado para desenvolver tecnologia de direção autônoma e atualmente testa a tecnologia e opera serviços limitados de carona usando veículos elétricos Chevrolet Bolt modificados.
Primeiro momento
A Cruise testará e refinará seu software de veículo autônomo em Tóquio, usando o mesmo tipo de carros autônomos baseados no Chevrolet Bolt que a empresa agora opera em São Francisco, Phoenix e Austin, nos Estados Unidos.
Esses veículos possuem volantes e pedais para que um motorista humano possa assumir o controle, se necessário.
O presidente-executivo da Cruise, Kyle Vogt, disse estar confiante de que, dada toda a experiência que os veículos autônomos da Cruise estão ganhando nas cidades dos EUA, a joint venture estará pronta para operar os veículos Origin totalmente sem motorista até a data de lançamento planejada para 2026.
Ambiente diferente
Operar no Japão apresenta alguns novos desafios em comparação com as cidades dos EUA, como conduzir no lado esquerdo da via em vez do direito, como nos Estados Unidos.
Mas Vogt disse estar confiante de que os veículos e o software serão capazes de se ajustar.
“A gama de situações que nossos [veículos autônomos] encontraram é bastante ampla”, disse Vogt, observando obstáculos como malabaristas em São Francisco e animais nas ruas de Austin.
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Demanda
O novo serviço de transporte sem motorista atenderá à crescente necessidade de serviços de transporte no Japão, que enfrenta uma escassez de motoristas de táxi, segundo as empresas.
Há também necessidade de transporte mais acessível para pessoas com deficiência, idosos e pessoas jovens demais para dirigir, disseram.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, a proporção de idosos no país atingiu um nível recorde, compreendendo 29,1% da população – a taxa mais alta do mundo.
A Honda e a GM também trabalharam juntas em outros projetos, incluindo o desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio. A Honda também planeja produzir e vender veículos elétricos nos Estados Unidos com base na engenharia da GM.
Desafios
Recentemente, a Cruise se tornou alvo de uma investigação federal dos EUA sobre a forma como seus veículos interagem com pedestres.
A Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês) recebeu dois relatos de pedestres feridos por carros da companhia e encontrou outros dois incidentes em vídeos postados na internet.
Ao anunciar os planos para o Japãp em uma coletiva de imprensa, Vogt disse que estava confiante de que os veículos da Cruise eram mais seguros do que os motoristas humanos e que esperava trabalhar com os investigadores.
*Com informações de Reuters
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