Gastos fiscais nos EUA devem ser contidos, independente de quem ganhe a eleição, defende FMI
Segundo VItor Gaspar, diretor do Departamento de Finanças Públicas do FMI, uma crise fiscal no país pode acarretar em uma crise econômica generalizada, que ainda pode ser evitada
Os Estados Unidos precisam conter o crescimento sua dívida fiscal tão rápido quanto possível, afirmou o diretor do Departamento de Finanças Públicas do Fundo Monetário Internacional (FMI), Vitor Gaspar, em entrevista coletiva sobre o monitor fiscal da instituição na manhã desta quarta-feira (23).
Segundo ele, independente de quem vença a eleição presidencial nos EUA, urge a necessidade de conter o avanço desenfreado da dívida pública no país.
Gaspar pontua que a economia americana influi sobre a de todos os países do globo, e uma crise fiscal no país pode acarretar em uma crise econômica generalizada, que ainda pode ser evitada.
“O tempo de ajustar as contas públicas é agora”, disse o diretor, ao ressaltar que o avanço global com a energia verde e com o desenvolvimento de novas tecnologias certamente dependerá de novos investimentos públicos.
Para avançar nestes tópicos, é preciso encontrar novas formas de financiá-los, alerta Gaspar.
Siga o CNN Money
O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.
Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.
O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!