“Engarrafamento” de petroleiros no Mar Negro pode aumentar preços do petróleo
Confusão nas hidrovias controladas pela Turquia surgiu após imposição esta semana do preço máximo do petróleo russo
Um gargalo está se formando em uma importante rota comercial de petróleo, que, se não for resolvida, pode prejudicar a oferta global e aumentar os preços em um momento frágil para os mercados de energia.
Na quinta-feira (8), 16 petroleiros viajando para o sul do Mar Negro estavam esperando para cruzar o estreito de Bósforo para o Mar de Mármara, um aumento de cinco em relação a terça-feira, de acordo com um relatório da Tribeca Shipping Agency, com sede em Istambul.
Outros nove navios-tanque esperavam para cruzar o Mar de Mármara em direção ao sul pelo Estreito de Dardanelos até o Mediterrâneo.
A confusão nas hidrovias controladas pela Turquia, que autoridades turcas disseram estar afetando principalmente os embarques de petróleo bruto destinados à Europa, chamou a atenção de autoridades do governo do Reino Unido e dos Estados Unidos que agora estão em negociações com Ancara para resolver o crescente impasse.
O obstáculo está ligado ao teto de preço ocidental para o petróleo russo que entrou em vigor na segunda-feira (5). O teto deve limitar as receitas do Kremlin sem aumentar o estresse na economia global ao reduzir a oferta.
Mas a Turquia insiste que os navios provem que têm seguro que cobrirá as novas sanções, antes de permitir que eles passem pelos estreitos que ligam o Mar Negro e o Mediterrâneo.
Embora atualmente não cause interrupção no fornecimento global de petróleo e, portanto, nos preços, o atraso pode se tornar um problema se não for resolvido, disse Jorge Leon, vice-presidente sênior de análise do mercado de petróleo da Rystad Energy.
“Esta é uma rota muito popular em todo o mundo para o comércio global e especificamente para o petróleo”, disse ele à CNN.
Países como Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão usam os estreitos turcos para levar seu petróleo aos mercados mundiais de petróleo.
O engarrafamento no estreito turco surgiu após a imposição esta semana do preço máximo do petróleo russo. O limite impede os proprietários de navios que transportam petróleo russo de acessar seguros e outros serviços de fornecedores europeus, a menos que o petróleo seja vendido por US$ 60 o barril ou menos.
À luz do limite, as autoridades marítimas turcas estão preocupadas com o risco de acidentes ou derramamentos de óleo envolvendo embarcações sem seguro e estão impedindo que os navios passem por águas turcas, a menos que possam fornecer garantias adicionais de que seu trânsito está coberto.
Em um aviso emitido no mês passado pelo governo da Turquia antes do limite de preço, o diretor-geral marítimo Ünal Baylan disse que, dadas as “consequências catastróficas” para o país no caso de um acidente envolvendo um petroleiro, “é absolutamente necessário que confirmemos de alguma forma que sua cobertura de seguro [de proteção e indenização] ainda seja válida e abrangente”.
Seguradoras temem descumprir sanções
O International Group of P&I Clubs, que fornece seguro de proteção e indenização para 90% das mercadorias embarcadas por via marítima, disse que não pode cumprir a política turca.
Os requisitos do governo turco “vão muito além das informações gerais contidas em uma confirmação normal de carta de entrada” e exigiriam que os P&I Clubs confirmassem a cobertura mesmo no caso de violação de sanções sob as leis da UE, Reino Unido e EUA, o P&I do Reino Unido Clube disse em um comunicado.
As autoridades turcas dizem que esta posição é “inaceitável” e na quinta-feira reiteraram as demandas por cartas das seguradoras.
“A maioria dos petroleiros esperando para cruzar o estreito são navios da UE e a maioria da gasolina é destinada aos portos da UE”, disse a autoridade marítima turca em um comunicado.
Autoridades ocidentais, claramente preocupadas com uma possível interrupção no fornecimento de petróleo, dizem que estão conversando com o governo da Turquia para resolver a situação.
O vice-secretário do Tesouro dos EUA, Wally Adeyemo, disse ao vice-ministro das Relações Exteriores da Turquia, Sedat Onal, em uma ligação que o limite de preço se aplica apenas ao petróleo russo e “não requer verificações adicionais nos navios” que passam por águas turcas.
“Ambos os funcionários destacaram seu interesse comum em manter os mercados globais de energia bem abastecidos, criando um regime de conformidade simples que permitiria que o petróleo transitasse pelos estreitos turcos”, disse o Departamento do Tesouro em um comunicado.
“O Reino Unido, os EUA e a UE estão trabalhando em estreita colaboração com o governo turco e as indústrias de transporte e seguros para esclarecer a implementação do teto do preço do petróleo e chegar a uma resolução”, de acordo com um comunicado do Tesouro do Reino Unido.
“Não há razão para que os navios tenham acesso negado ao Estreito de Bósforo por questões ambientais ou de saúde e segurança”, acrescentou.
Apesar do acúmulo de navios-tanque, o tempo médio de espera para cruzar o estreito de Bósforo ainda está bem abaixo do que era no ano passado, de acordo com Leon, da Rystad Energy. “Dada a reação das autoridades do Reino Unido e dos EUA, meu palpite é que isso será resolvido muito em breve”, disse ele.