G20: Galeão se prepara para maior demanda com fechamento do Aeroporto Santos Dumont
De acordo com a administração do RIOgaleão, estima-se que entre os dias 14 e 20 de novembro o aeroporto movimente cerca de 326 mil passageiros, um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2023
Nos dias 18 e 19 de novembro, o Aeroporto Santos Dumont, um dos principais terminais aéreos do Rio de Janeiro, estará fechado devido à realização da Cúpula do G20. Como alternativa, o Aeroporto Internacional RIOgaleão intensificou seus preparativos para atender ao aumento significativo de demanda esperado durante o período do evento.
De acordo com a administração do RIOgaleão, estima-se que entre os dias 14 e 20 de novembro o aeroporto movimente cerca de 326 mil passageiros, um aumento de 68% em relação ao mesmo período de 2023. Além disso, o número de voos deverá subir 87%, totalizando aproximadamente 2 mil operações ao longo da semana.
Para receber as delegações e acomodar a alta de passageiros e voos, a concessionária do RIOgaleão implementou diversas melhorias e reforços na estrutura. O espaço destinado à recepção das autoridades internacionais foi reformado, e o aeroporto intensificou as equipes de limpeza e manutenção. A fim de facilitar o transporte dos visitantes e da população, foi solicitado também o reforço na frota de táxis e veículos de aplicativos disponíveis no terminal.
De acordo com a administração, as ações visam a garantir uma experiência fluida e segura para todos os passageiros, além de demonstrar a capacidade do aeroporto de lidar com o aumento temporário de fluxo, em um dos eventos diplomáticos de maior destaque mundial.
Fechamento Santos Dumont
O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, será fechado em 18 e 19 de novembro, em razão da Cúpula do G20. A interrupção das operações aéreas comerciais no terminal atende a um pedido do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (8) pelo Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a suspensão temporária dos voos foi necessária diante das restrições de mobilidade nas proximidades do Museu de Arte Moderna, onde será realizada a Cúpula do G20, localizado a 550 metros do Aeroporto Santos Dumont.
No fim de outubro, o prefeito Eduardo Paes (PSD), disse que formalizou um pedido ao governo federal para que o Aeroporto Santos Dumont fosse fechado por causa do G20.
“Solicitamos, por motivos de segurança e de circulação na cidade, que o Santos Dumont pudesse ter os voos desses dois dias da cúpula deslocados para o Galeão (Aeroporto Internacional Tom Jobim, na zona norte)”, afirmou Paes.
*Com informações de Vitória Queiroz, da CNN