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    Ford suspende produção da F-150 elétrica por causa de possível problema na bateria

    Empresa vendeu 18 mil picapes Lightning desde o início da produção

    Peter Valdes-Dapenado CNN Business

    A Ford interrompeu a produção da picape elétrica mais vendida nos Estados Unidos, a F-150 Lightning, devido a um possível problema de bateria, confirmou a montadora na terça-feira (14).

    O possível problema foi descoberto durante as inspeções de pré-entrega dos veículos da empresa, disse a porta-voz da Ford, Emma Berg.

    A pausa na produção e entrega aparentemente não se aplica aos caminhões que já estão nas concessionárias prontos para serem entregues ou aos caminhões que já estão com os clientes.

    A Ford não forneceu nenhuma informação sobre qual poderia ser o problema relacionado à bateria, sua possível causa ou possíveis consequências.

    A Ford vendeu 18 mil picapes Lightning desde o início da produção, na primavera de 2022.

    Atualmente o mais vendido da categoria, o Lightning enfrentará intensa concorrência ainda este ano, quando a GM iniciar a produção do Chevrolet Silverado EV. Esse caminhão será acompanhado no início do próximo ano pelo GMC Sierra EV da GM.

    A Tesla disse que seu Cybertruck começará a produção total em 2024, após vários atrasos.

    A Stellantis também deve começar a produção do Ram 1500 Rev no final do próximo ano.

    No ano passado, a Ford criou duas unidades de negócios separadas dentro da empresa, uma para veículos movidos a combustão interna chamados Ford Blue e outra para veículos elétricos chamados Ford Modelo E.

    O caminhão F-150 é construído em uma fábrica perto da sede da Ford em Dearborn, Michigan fora de Detroit.

    A montadora tem investido pesadamente na produção de baterias e recentemente anunciou um investimento de $ 3,5 bilhões em uma nova fábrica de baterias em Michigan, que deve começar a produção em 2026.

    A montadora também está construindo instalações de produção em Kentucky e Tennessee para construir baterias de veículos elétricos e caminhões elétricos.

    A Ford também anunciou recentemente que estava cortando 11% de sua força de trabalho na Europa, em parte para se preparar para a mudança para veículos elétricos lá.

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