Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    FMI aprofunda previsão de recessão global para 4,9%, devido à pandemia

    Embora muitas economias tenham reaberto, o FMI afirmou que as medidas de fechamento e isolamento social afetaram tanto o investimento quanto o consumo

    Reuters

    O coronavírus está provocando danos mais amplos e profundos à atividade econômica do que imaginado anteriormente, afirmou nesta quarta-feira o Fundo Monetário Internacional, levando a instituição a reduzir mais sua estimativa para a produção global em 2020.

    O FMI disse esperar agora que a produção global sofra contração de 4,9% este ano, ante recuo de 3,0% estimado em abril, quando usou dados disponíveis conforme as restrições aos negócios ainda não estavam com força total.

    A recuperação em 2021 também será mais fraca, com crescimento global de 5,4% em 2021 ante 5,8% previsto em abril. O Fundo disse, entretanto, que um grande surto de novas infecções em 2021 pode diminuir a expansão no ano que vem para apenas 0,5%.

    Leia também:
    Por Covid-19, FMI reduz projeção do PIB do Brasil em 2020 e prevê queda de 9,1%
    Após queda de 1,5% do PIB, Brasil fica em 15° em ranking de crescimento global
    Fórum Econômico Mundial aponta ‘recessão global prolongada’ por coronavírus

    Embora muitas economias tenham começado a reabrir, o FMI afirmou que as características únicas das medidas de fechamento e isolamento social afetaram tanto o investimento quanto o consumo.

    “Assim, há um choque de demanda agregada generalizada agravando os problemas de oferta no curto prazo devido aos isolamentos”, disse o FMI em uma atualização de seu relatório Perspectiva Econômica Global.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Tópicos