Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    FHC recebe em sua casa Malan, Arida e Franco em celebração ao Plano Real

    Instantes mais tarde, é a vez de o presidente Lula, ao lado do filósofo norte-americano Noam Chomsky, visitar FHC em sua residência

    Danilo Moliternoda CNN

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebe em sua casa, na capital paulista, nesta segunda-feira (24) economistas que ajudaram a formular o Plano Real. Estarão presentes na visita Persio Arida, Pedro Malan e Gustavo Franco.

    Instantes mais tarde, é a vez de o presidente Lula visitar FHC em sua residência. Os encontros, que foram confirmados pela comunicação do ex-presidente, acontecem em meio às celebrações do aniversário de 30 anos do Plano Real.

    Os encontros acontecem em momentos diferentes. Enquanto o primeiro ocorre em celebração ao Plano Real, a visita do presidente Lula é uma cortesia e não tem relação com a comemoração.

    Às 15h desta segunda-feira, os três economistas se unem a outros participantes da equipe que formularam o Plano Real, André Lara Resende, Arminio Fraga, Edmar Bacha, em evento na Fundação FHC, no centro de São Paulo.

    Pedro Malan foi ministro da Fazenda durante os dois mandatos de FHC (1995 a 2003), além de presidente do Banco Central de (BC) de setembro de 1993 a dezembro de 1994. Pérsio Arida esteve à frente da autoridade monetária de janeiro a junho de 1995.

    Gustavo Franco foi presidente do BC em dois diferentes momentos: primeiro, interinamente, por 11 dias, em 1995 (antes de ser substituído por Arida); depois, de outubro de 1997 a março de 1999.

    O Plano Real completa 30 anos no próximo dia 1º. Em fevereiro de 1994, os economistas da equipe de FHC criaram uma espécie de dólar virtual, a Unidade Real de Valor (URV). Em julho, este mecanismo se tornou o real — uma nova moeda que nascia sem a doença da hiperinflação.

    Tópicos