Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fabricantes de veículos elétricos queimam caixa com impacto de alta nos custos

    Resultados trimestrais também mostraram que companhias estão lutando para atingir metas de entrega

    Por Akash Sriram, da Reuters

    Cada vez que o Lucid Group ou a Rivian vendem um carro elétrico, eles perdem centenas de milhares de dólares devido aos custos de produção e matérias-primas, segundo seus balanços financeiros mais recentes.

    Resultados trimestrais de fabricantes de veículos elétricos divulgados nas últimas duas semanas mostraram que as companhias estão lutando para atingir as metas de entrega e queimando caixa rapidamente.

    O custo de receita da Lucid disparou para US$ 492,5 milhões de julho a setembro, ante US$ 3,3 milhões no mesmo período do ano anterior, enquanto seu prejuízo aumentou à medida que os clientes cancelaram pedidos com medo de longos tempos de espera.

    A empresa, que abriu capital há pouco mais de um ano e tem o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita como acionista, viu seu valor de mercado encolher dois terços em 2022, para cerca de US$ 20 bilhões, contra US$ 95 bilhões no pico em novembro de 2021.

    A montadora disse que tinha caixa suficiente para se sustentar pelo menos até o quarto trimestre do ano que vem e espera levantar cerca de US$ 1,5 bilhão por meio da venda de ações.

    A empresa britânica Arrival, listada nos Estados Unidos, alertou na semana passada que pode não ter dinheiro suficiente para manter seus negócios no final do próximo ano e teria que realizar demissões. A companhia ainda não entrou na fase de produção em massa.

    “Não vou sentar aqui e dizer que não é um momento difícil”, disse Avinash Rugoobur, presidente da British Arrival, à Reuters na sexta-feira (11).

    “É difícil, estamos lá todos os dias, todas as noites, trabalhando em tecnologias, nos veículos e também na captação de recursos.”

    A Canoo disse em maio que tinha “dúvidas substanciais” sobre continuar operando. No final de setembro, a empresa tinha US$ 6,8 milhões em caixa e equivalentes, bem abaixo dos US$ 415 milhões de um ano antes.

    Dinheiro é rei

    Muitas startups de veículos elétricos registraram grandes perdas no terceiro trimestre e alertaram que os altos custos vieram para ficar devido ao aumento da inflação e à crise global na cadeia de suprimentos.

    Apenas um ano antes, várias dessas companhias listaram suas ações com altas avaliações em bolsa, atraídas pelo sucesso da Tesla, agora a montadora mais valiosa do mundo.

    No último trimestre, a Tesla registrou lucro de US$ 3,3 bilhões.

    “No negócio de veículos elétricos… estar no estágio inicial é um exercício de queima de caixa, é difícil superar a corcunda”, disse o analista da Canaccord Genuity, George Gianarikas.

    Analistas afirmaram que essas empresas devem encontrar maneiras de economizar dinheiro se quiserem sobreviver a um cenário econômico ruim.

    A Rivian está transferindo mais entregas de carros nos EUA para o modelo de frete ferroviário, enquanto a Lucid está considerando isso como uma opção.

    A Rivian, que tem Amazon.com e Ford como acionistas, tinha US$ 13,8 bilhões em caixa no final de setembro. A empresa também tem um contrato para fornecer 100 mil vans elétricas de entrega para a Amazon. Porém, o custo das mercadorias vendidas foi de cerca de US$ 220 mil por carro versus um preço médio de venda de US$ 81 mil no trimestre, estimou a empresa de research CFRA.

    Tópicos